Política

Liana Chaib fala sobre desafios no TST em encontro com Dr. Pessoa

Ministra afirma que poderes devem manter o diálogo.

Durante o encontro com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, no Palácio da Cidade, na manhã desta quarta-feira (04), a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Liana Chaib, falou sobre os desafios junto a corte. Ela se torna a primeira piauiense, após 81 anos, a assumir uma vaga no TST.

“É uma importância enorme, uma responsabilidade enorme porque ter um membro vindo do Piauí é um julgador que vai ter um olhar um pouco diferenciado, vai poder contribuir com a realidade do Piauí. Lá no TST com olhar feminino, com olhar nordestino, com a minha experiência de vida aqui, de onde eu nasci. Acho que é um peso enorme além de uma responsabilidade que eu tenho”, conta Liana Chaib.

Em novembro de 2022, após sabatina, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade a indicação da desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, para assumir o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O nome da desembargadora foi escolhido pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir a vaga. Após a sabatina pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, o nome foi submetido ao Plenário da casa legislativa antes da nomeação. A indicação da desembargadora foi aprovada com 27 votos. Um mês depois, bastante emocionada, a desembargadora piauiense tomou posse como ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A solenidade ocorreu no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, no térreo do bloco B.

No encontro desta manhã, a ministra esteve reunida com o prefeito Dr. Pessoa e o desembargador do TRT-PI, Francisco Meton, onde ocorreu troca de presentes. Prestes a assumir a vaga, a ministra reforça a importância de manter o diálogo entre as instituições.

“O intercâmbio entre as instituições é necessário, o diálogo, enfim, acho de suma importância os órgãos institucionais manterem o bom relacionamento. Eu como, agora no TST, mas minha casa é aqui, eu represento o Piauí também. O Dr. Pessoa é um amigo então estamos só mantendo mesmo”, finaliza a ministra. 

A ministra também defendeu que as leis devem conceder, dentro da nova estrutura, o mínimo necessário de proteção: “Eu acho que cabe o aperfeiçoamento, acho que assim como nós, o ser humano caminha sempre no aperfeicoar. Costumo dizer que é como uma roupa antiga, você não cabe mais naquela roupa de seis anos atrás, então é preciso fazer um ajuste nela, assim são as relações sociais, laborais, sempre é necessário um ajuste”.

Sobre Liana Chaib

Liana Chaib ingressou na magistratura do trabalho em 17/5/1990, como juíza do Trabalho substituta no TRT da 22ª Região (PI). Em dezembro de 1990, tornou-se presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho) de Teresina e, em junho de 2001, foi promovida, por merecimento, a desembargadora do TRT, onde ocupou os cargos de vice-presidente e corregedora-regional (2012/2014) e de presidente (2004/2006 e 2018/2020).

Formada em Direito, a piauiense possui mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Desde 1988, é professora de Direito Administrativo da Universidade Estadual do Piauí.

Fonte: A10+

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo