Deputados estaduais tomam posse e reelegem Franzé Silva para a presidência da Alepi
O deputado Franzé Silva (PT) foi eleito para o biênio (2023-2024). Para o segundo biênio (2025-2026) o nome escolhido foi o do deputado Severo Eulálio (MDB).
Trinta estaduais tomaram posse nesta quarta-feira (1) no Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na Zona Norte de Teresina. O deputado petista Franzé Silva, eleito presidente da casa pela primeira vez, permanecerá à frente da Mesa Diretora da Casa até 2024.
“Vamos abrir cada vez mais essa Casa Legislativa Estadual à população, discutir a mudança do horário para que a gente possa ter a possibilidade de acompanhar as nossas lideranças nos seus pleitos. Também dialogamos com a possibilidade de fazer a Assembleia Itinerante. Queremos sair de Teresina e visitar cada canto do estado”, ressaltou Franzé Silva.
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) foi eleito para o segundo biênio da casa (2025-2026), como determinou um acordo firmado entre Rafael Fonteles (PT), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), e a bancada do partido MDB.
Maioridade petista e minoria feminina no parlamento
Em discurso que emocionou Franzé Silva, o líder da bancada do PT na Casa, Fábio Novo, contou a história do presidente e o parabenizou por ser o primeiro negro a assumir a presidência da Alepi.
“Somos muito orgulhosos por tê-lo como presidente. É uma grande representatividade. Temos uma ideologia, somos de esquerda e iremos lutar para reduzir a desigualdade inexplicável que assola o nosso estado e o nosso país”, afirmou.
Fábio Novo falou ainda sobre a maioridade petista na Casa, que acontece pela primeira vez na história, e a relevância da representatividade feminina.
“Éramos cinco deputados na legislatura passada. Agora somos 12 e isso faz a bancada do PT a maior da Casa. No entanto, poucas mulheres ocupam o parlamento. São quatro mulheres no meio dos homens. Vamos lutar para que isso mude”, declarou o líder do PT.
A abertura oficial do ano Legislativo e a leitura da mensagem do governador do estado, Rafael Fonteles (PT), estão previstas para a quinta-feira (2).
Em discurso breve, o governador Rafael Fonteles afirmou que fará como o governo de Wellington Dias costumava fazer e que todo quadrimestre irá apresentar resultados fiscais.
“Estamos prontos para trabalhar. Construírmos aqui uma chapa para representar os partidos que compõe essa Casa. Sempre serão bem-vindas as proposições dos parlamentares da base e da oposição. Queremos trabalhar um conjunto e que vocês também fiscalizem o nosso trabalho. Um governo mal fiscalizado não cresce”, afirmou.
Fonteles destacou ainda o sentimento popular que ressoa na Casa. “Durante campanha eleitoral ouvimos os movimentos populares e sindicais. Agora continuaremos assim. Nunca iremos deixar de ouvir o povo e seus legítimos representantes, os deputados e deputados desta Casa”, disse.
Em dezembro de 2022, a Alepi aprovou o projeto de resolução nº 04/2022, garantindo aos parlamentares o direito de escolherem os próximos membros da Mesa Diretora referentes aos próximos dois biênios. O texto, que modifica o Art. 6º da resolução nº 502, proíbe a reeleição para o mesmo cargo.
A Mesa Diretora é composta pela presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria, formada por quatro secretários e quatro suplentes.
Nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2023/2024:
- Presidente: Franzé Silva (PT)
- 1º vice-presidente: Evaldo Gomes (Solidariedade)
- 2º vice-presidente: Georgiano Neto (MDB)
- 3º vice-presidente: Gil Carlos (PT)
- 4º vice-presidente: Bárbara do Firmino (PP)
- 1º secretário: Marden Menezes (PP)
- 2º secretário: Dr. Hélio (MDB)
- 3º secretário: Dr. Tháles (PP
- 4º secretário: Hélio Isaías (PT)
Nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026:
- Presidente: Severo Eulálio (MDB)
- 1º vice-presidente: Francisco Limma (PT)
- 2º vice-presidente: Vinícius Nascimento (PT)
- 3º vice-presidente: Ana Paula Mendes (MDB)
- 4º vice-presidente: Gustavo Neiva (PP)
- 1º secretário: Wilson Brandão (PP)
- 2º secretário: Evaldo Gomes (Solidariedade)
- 3º secretário: Aldo Gil (PP)
- 4 º secretário: Felipe Sampaio (MDB)
Fonte: G1 Piauí