Notícias

PI: religiões de matriz africana fazem homenagens à Iemanjá

Em Teresina, as comemorações acontecem no bairro Dirceu Arcoverde, na Casa de Yemanjá. Na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, as comemorações começam às 14h.

Nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, casas de umbanda e candomblé estão em festa em todo o Brasil pelo dia de Iemanjá. No Piauí, os filhos da mãe das águas fazem homenagens e deixam oferendas na Zona Sudeste de Teresina e em Cajueiro da Praia, no Piauí.

Em Teresina, as comemorações acontecem no bairro Dirceu Arcoverde, na Casa de Yemanjá. A festa começa a partir do meio dia, com a entrega de oferendas.

A partir das 18h, será realizada uma procissão pelas ruas do bairro em homenagem à orixá. Em seguida, de volta ao terreiro, acontece uma gira festiva.

“Vamos fazer essa grande gira festiva para comemorar os encantados das águas, o povo que desce da força da rainha do mar. Ela é a mãe de todas as cabeças, aquela mãe que cuida”, comentou o pai Tony de Iemanjá.

Na praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, as comemorações começam às 14h. A partir das 16h, haverá uma procissão da Casa até à praia, quando as oferendas serão colocadas no mar.

Orixá das águas

Conforme explica a mãe de santo Mariana Pereira Kuhn Grigollette, da Casa de Yemojá, em Presidente Prudente (SP), Iemanjá tem como tradução do seu nome “mãe dos filhos peixes” e é uma deidade do panteão Iorubá.

“A maior representação de Yemanjá é a água, aqui no Brasil sendo mais conhecida como a Rainha do Mar. Isso se deu porque os povos africanos desembarcavam nas praias e ali era o local ao qual prioritariamente tinha água, assim, facilitando o culto desta divindade”, explicou Mariana ao g1.

A mãe de santo ressalta que ela é a Orixá mais popular do Brasil, tem importância nos cultos de Umbanda e Candomblé, ao qual “tem muitos devotos e filhos”, e que ela é ligada às águas, à maternidade, ao equilíbrio emocional e psicológico e à proteção das mulheres e crianças, principalmente mulheres grávidas.

“As pessoas recorrem à grande mãe para pedir boa sorte, fertilidade, proteção e equilíbrio”, salientou Mariana.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo