Após perder tudo, ‘pé frio’ Ciro Nogueira, já fala em disputar o Governo em 2026
O senador fez a declaração em meio a um cenário de derrotas.
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) tem sido um dos maiores ‘pé frio’ da história da política do Piauí. Desde que abandonou o grupo governista comandado pelo ex-governador Wellington Dias (PT) amargou uma série de derrotas.
A primeira derrota ocorreu nas eleições municipais de 2020, com o candidato Kleber Montezuma (PSDB) na disputa pela Prefeitura de Teresina. Nas eleições de 2022 perdeu o Governo do Estado com Sílvio Mendes (PP), perdeu o Senado Federal com Joel Rodrigues (PP) perdeu um senador do seu partido, Elmano Férrer (PP) e perdeu duas cadeiras na Câmara Federal, uma de Margarete Coelho (PP) e outra de sua esposa Iracema Portela (PP).
Além desse vasto cenário de derrotas, Ciro fracassou ainda na Presidência da República, onde era o principal articulador da campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O senador também perdeu na disputa da presidência da Câmara Federal e na presidência do Senado Federal, com o senador Rogério Marinho (PL).
É difícil que Ciro Nogueira consiga montar uma chapa competitiva para disputar a Prefeitura de Teresina em 2024, já que seu perfil de ‘derrotado’ tem afastado os políticos de seu entorno.
Atualmente o senador estuda a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara Federal por um outro Estado, em 2026, tendo em vista que no Piauí a população mostrou não concordar com sua forma de fazer política. A resposta foi dada nas duas últimas eleições.
O Portal El Piauí teve acesso à pesquisas internas que revela grande rejeição dos teresinenses ao nome do senador Ciro Nogueira. Em cenários de disputa com o deputado Fábio Novo (PT), deputado estadual Dr. Vinícius (PT), Dr. Pessoa (Repúblicanos), Ciro aparece em 3º ou 4º colocado, perdendo inclusive para o atual prefeito de Teresina que disputará a reeleição.
Um possível cenário para 2026 no Estado do Piauí, colocaria de frente o atual governador Rafael Fonteles (PT) que eventualmente disputará a reeleição, contra o atual senador Ciro Nogueira.
Na eleição de 2022, Fonteles era cotado como “azarão”, pois apesar de ter o apoio de Welington Dias e do presidente Lula, era um rosto jovem na disputa. Mas na reta final surpreendeu, sendo eleito com uma votação expressiva ainda no primeiro turno contra Sílvio Mendes.
Confira na íntegra as declarações de Ciro durante entrevista realizada nesta terça-feira (7):