Notícias

HU-UFPI realiza mutirão para implantação de marca-passos em pacientes na fila de espera do SUS

Serão realizadas 13 cirurgias entre sexta-feira (3) e sábado (4) em pacientes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do ano, a meta é implantar 200 marca-passos.

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, inicia nesta sexta-feira (3) o ‘I Mutirão de Cirurgia de Marca-passo do estado’. Ao todo, 13 procedimentos serão realizados nesta sexta e sábado (4), para pacientes em situação de urgência.

A previsão é realizar 200 cirurgias em pacientes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo do ano de 2023.

Os 13 pacientes que serão atendidos nesta primeira etapa são aqueles classificados como em estado mais grave, com urgência na implantação de marca-passo e aguardavam esse tipo de cirurgia na fila do SUS.

O mutirão será realizado por quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU-UFPI, que irão se revezar em dois centros cirúrgicos, para realizar as 13 cirurgias de marca-passo programadas, sendo sete na sexta (3) e seis no sábado (4).

O mutirão é fruto de uma parceria realizada entre Hospital Universitário e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), com a cooperação da Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“A Sesapi contratou 200 cirurgias de marca-passo, e nesse primeiro momento, com esse mutirão, vamos realizar 13 cirurgias em pacientes em situação de urgência e mais 58 procedimentos nos próximos dias, para zerar a fila de necessidade de marca-passo no estado, que se relaciona a uma doença que é letal”, enfatizou o superintendente do HU-UFPI, Paulo Marcio Nunes.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo