Felino ameaçado de extinção, é resgatado nos Cânions do Viana
O felino, encontrado por um casal de professores no último domingo (12), foi encaminhado para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Bom Jesus.
Um filhote de gato-do-mato, ou gato mourisco, foi encontrado no Cânions do Viana, localizado no município de Bom Jesus, no último domingo (12). O animal ameaçado de extinção foi resgatado por dois casais que passeavam na região.
O professor Dominic Brito, uma das pessoas que realizou o resgate do animal, afirmou que eles avistaram o Mourisco após ouvirem os miados.
“No domingo de manhã, nós saímos para conhecer (a região) e em um trecho do caminho ela parou para contar uma história. Nesse momento que a gente parou, nós escutamos um choro, um miado. A gente desceu para ver o que era, e ele estava bem próximo da estrada”.
Ao g1, a professora Elizabeth Zanon, que também atuou no resgate do animal, disse que no dia seguinte ela foi até a Universidade Federal do Piauí (UFPI), para que o felino recebesse os cuidados necessários.
“Na segunda-feira eu fui até a UFPI para tentar saber a logística para devolver esse animal. Deixei ele no Hospital Universitário para que eles dessem uma alimentação adequada para ele”, explicou a mulher.
Elizabeth Zanon destacou ainda que entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do município de Bom Jesus, que disponibilizou um veículo para transportar o animal até a capital. Ele foi trazido para a sede do Ibama, em Teresina, nesta quarta (15) e uma triagem será feita para decidir o destino do filhote.
Gato-Mourisco
Jaguarundi, também chamado eirá, gato-mourisco, gato-preto, gato-do-mato-vermelho e maracajá-preto, é um mamífero carnívoro ameaçado de extinção da família dos felídeos (felidae) nativo do sul da América do Norte, e de boa parte da América Central e América do Sul, passando por quase todo o Brasil até o norte da Argentina.
É de porte médio e esguio. Sua coloração é uniforme com duas formas de cores, cinza e vermelho. Possui corpo alongado, com pernas relativamente curtas, cabeça pequena e estreita, orelhas pequenas e redondas, focinho curto e cauda longa. É cerca de duas vezes maior que um gato doméstico.
Fonte: G1 Piauí