DRACO cumpre mandados e prende membros de facção em Teresina
O objetivo é dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão em diversas zonas da Capital.
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (30) a Operação 01, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca contra integrantes de facções criminosas em Teresina.
As ações estão sendo desencadeadas em conjunto com os policiais da Força Estadual de Segurança Pública do Piauí (FEISP) e visam o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
Durante a operação seis pessoas foram presas, sendo cinco em flagrante e uma em decorrência do mandado de prisão. Quatro delas foram identificadas como sendo Wesllen Felipe de Araújo Bacelar e Evandro Oliveira da Silva, que integram a facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC), Douglas Luís da Silva Rocha e José Misael do Nascimento Lima.
Wesllen foi preso no Residencial Francisca Trindade por organização criminosa, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Já Evandro foi preso no bairro Promorar acusado de roubo e sequestro que resultou no cumprimento do mandado de prisão preventiva contra ele. Com ele, a polícia encontro entorpecentes, motivo pelo qual ele também foi autuado em flagrante.
Foto: Reprodução
Em entrevista à imprensa, o delegado Charles Pessoa, diretor do DRACO, explicou que essa foi uma ação integrada. “Nessa operação nós cumprimos seis mandatos de busca e apreensão que resultaram em 5 prisões em flagrante e uma prisão preventiva. Uma operação integrada com a Superintendência de Operações Integradas, Gerência de Inteligência da Polícia Civil, Diretoria de Inteligência da SSPPI no combate a esses grupos criminosos organizados”, afirmou.
“São indivíduos, membros de uma facção criminosa que atua no estado do Piauí, e além de integrarem essa facção eles têm participações em diversos outros crimes, inclusive, com indícios de participação em homicídios, tráfico de drogas e vários furtos. É importante a gente também ressaltar que é uma operação integrada entre o DRACO e a Delegacia da Polícia Civil de Amarante porque um dos indivíduos teve participação em um roubo na cidade, e deixou a vítima, um empresário, em cárcere privado e hoje nós conseguimos tirar esse indivíduo de circulação”, pontuou Charles Pessoa.
Foto: Reprodução
Uma arma de fogo foi apreendida na casa de um dos alvos da operação que, de acordo com o delegado Charles Pessoa, pode ter sido utilizada em homicídios. “Há fortes indícios de que essa arma de fogo encontrada foi utilizada em homicídios, o que a gente tem a certeza é que é um indivíduo de alta periculosidade, que agora, tanto ele como seus parceiros estão sendo tirados de circulação. Eu volto a ressaltar, se você tem envolvimento com facção criminosa ou algum outro crime no Piauí, coloque seu despertador para cada vez mais cedo, porque com certeza o DRACO irá bater na sua porta”, declarou.
Fonte: GP1