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Rebaixamento da Av. João XXIII está previsto para ser entregue em 2024

A informação foi repassada ao GP1 pelo superintendente do DNIT no Piauí, José Ribamar Bastos.

As obras de construção do viaduto no antigo balão da Ladeira do Uruguai, orçada em R$ 42 milhões, deverão ser concluídas em setembro de 2024. O prazo foi estabelecido pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) no estado do Piauí, Ribamar Bastos.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta quarta-feira (29), Ribamar Bastos explicou que, por conta do período chuvoso, a empresa optou por avançar na construção das bases que vão dar sustentação às pistas laterais da Avenida João XXIII e quando as chuvas cessarem será dado início ao rebaixamento do trecho.

“Nós não estamos trabalhando com terraplenagem, pois para cada dia de chuva nós precisamos de 3 dias de sol para voltar a trabalhar. Então, como não estamos nesta fase, a obra está seguindo normalmente, fazendo as escavações e concretagem das estacas para segurar o muro, que vai conter as vias laterais [da Avenida João XXIII]. Além dessas estacas, nós estamos fazendo um bloco em cima delas e uma barreira de concreto, que vai separar quem vai entrar no rebaixamento de quem vai seguir pelas vias laterais da Avenida João XXIII. Terminada essa etapa, vamos começar a escavação da trincheira, ou melhor, o rebaixamento em si, com duas faixas de cada lado, com um canteiro central”, explicou o superintendente do DNIT.

Alargamento da João XXIII

Para diminuir o impacto da obra no local, o DNIT resolveu ampliar as laterais da Avenida João XXIII, criando duas faixas laterais, que permanecerão durante o andamento da construção do rebaixamento da via, como explicou o superintendente.

“O DNIT fez um planejamento e nós resolvemos alargar a Avenida João XXIII, previamente, para permitir que durante todo o decorrer da obra a gente mantenha duas faixas de tráfego liberadas. Por conta disso, o transtorno está sendo muito pouco, há lentidão de trânsito, mas isso é normal, há menos lentidão que antes da obra, que a gente está pretendendo terminar em setembro de 2024”, pontuou.

Dificuldades na execução dos serviços

O superintendente Ribamar Bastos afirmou ainda que uma das principais dificuldades no ponto central da obra são rochas consideradas grandes, que estão demandando o uso de equipamentos com maior força de impacto, para possibilitar a remoção e continuidade dos serviços. Mesmo assim, Ribamar Bastos frisou que os trabalhos estão seguindo o ritmo esperado no cronograma.

Viaduto do Mercado do Peixe

Com a execução da empresa TCE Engenharia LTDA, a previsão é que o viaduto do Mercado do Peixe seja entregue até o mês de julho deste ano. A obra esteve paralisada, sobretudo, no período da pandemia de Covid-19, mas nos últimos meses tem avançado.

Ainda segundo Ribamar Bastos, a tendência é que, após a entrega da obra, seja feita uma nova licitação para dar início à duplicação da BR 343, saindo da Ladeira do Uruguai até a Ponte do Tancredo Neves, na zona sudeste de Teresina.

“Isso faz parte do contorno rodoviário de Teresina. Nós temos um contrato com uma empresa do Paraná para fazer a duplicação da BR 343, desde a Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti, no Tancredo Neves, mas estamos com muita dificuldade com esta empresa, que está fazendo o viaduto do Mercado do Peixe. A gente está prevendo que esse viaduto seja entregue em, no máximo, julho deste ano”, finalizou Ribamar Bastos.

Fonte: GP1 

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