Sejus inicia operação Paixão de Cristo nos presídios do Piauí
De acordo com a Sejus, as vistorias vão ser realizadas em todas as unidades penais.
A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) iniciou nesta segunda feira (03) a Operação Paixão de Cristo para vistoriar a estrutura e a segurança de todas as unidades penais do Estado.
As primeiras unidades vistoriadas foram: a penitenciária mista de Parnaíba, penitenciária de Esperantina, penitenciaria de Campo Maior e na penitenciária de Floriano. De acordo com a Sejus, a operação contou com o apoio dos policiais do Grupo Tático Prisional (GTP), do Comando de Operações Prisionais (COP) e dos policiais das unidades e teve como objetivo garantir a segurança e a disciplina no sistema.
Em uma das ações para manter a segurança, a 4ª Companhia de Presídios e as Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap) realizaram barreiras e abordagens nos povoados próximos ao complexo penal de Altos, para aumentar a segurança do perímetro externo do sistema.
Reginaldo Morereira, diretor de administração penitenciária da Sejus, acompanhou o trabalho da polícia penal e comentou que a Duap possui um cronograma para vistoriar todas as unidades penais.
“Essa operação está destinada a aumentar o nível de segurança das unidades, com a intensificação dos protocolos de vigilância e vistoria. Pensando disso, a Duap executará um cronograma de vistoria em todas as unidades do Estado, com o desejo de conseguir manter a ordem, a disciplina e minimizar as possibilidades de algum sinistro. Nosso trabalho é resguardar o sistema penitenciário e a sociedade”, disse.
Nas vistorias, a Sejus também destacou que contará com a ajuda de animais do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal do Piauí e de outros animais de forças de segurança como da polícia civil e da Guarda Municipal.
Fonte: Portal A10+ com informações da Sejus