Notícias

Quem são os professores da UFPI na lista de pesquisadores mais influentes do mundo

A lista foi divulgada pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) e elaborada a partir de citações amplamente usadas.

Cinco professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão na lista de pesquisadores mais influentes do mundo em 2021, conforme divulgado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos). A lista foi elaborada a partir de citações amplamente usadas.

Os nomes citados são dos professores doutores: Joel Rodrigues, Ademir Araújo, Edvani Muniz, Carlos Henrique Nery e o Edson Cavalcanti.

Conheça os pesquisadores:

Joel Rodrigues: Joel J. P. Coelho Rodrigues é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no PPGEE/CT/ Campus de Teresina. É pesquisador sênior do Instituto de Telecomunicações, Portugal, e colaborador do PPGETI, Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Conquistou o segundo lugar nacional no Ranking Universitário de Ciência da Computação e Elétrica/Eletrônica, publicado pelo site Guide2Research. Ele foi também distinguido como Featured Author pelo IEEE Xplore, um importante reconhecimento pela qualidade e o impacto dos contributos do distinto pesquisador para a ciência e a tecnologia em termos mundiais. Conheça mais.

Ademir Araújo: Professor doutor do Centro de Ciências Agrárias, o professor desenvolve desde 2004 pesquisas relacionadas ao manejo de resíduos, principalmente para uso agrícola. Ele tem livro publicado sobre o tema nos Estados Unidos e já participou de projetos e missões científicas internacionais.

Edvani Muniz: docente do Departamento de Química da UFPI e atua também no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais na UFPI. Edvani Muniz é graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor em Ciências (Físico-Química) pela UNICAMP e possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica. Saiba mais.

Carlos Henrique Nery: Carlos Henrique Nery Costa é médico infectologista. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical entre 2011 e 2013. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí onde foi chefe do Departamento de Medicina Comunitária desta instituição de 2015 a 2019. É médico do Instituto de Medicina Tropical Natan Portella, e coordena o Laboratório de Pesquisas em Leishmanioses. É presidente do Instituto de Doenças do Sertão e coordenador executivo do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN). Publicou 104 artigos em periódicos especializados, 193 trabalhos em anais de eventos e publicou dois livros, tendo escrito nove capítulos. Saiba mais.

Edson Cavalcanti: Professor Associado IV da UFPI. Tem experiência na área de Química e Materiais, com ênfase em Biopolímeros, Biomateriais, Química de Superfície e de Materiais. Bolsista de Produtividade 1-D do CNPQ – área MM. Possui doutorado em Ciências (Química Inorgânica) pela Unicamp (2008), mestrado em Química Inorgânica pela UFPB (2005), é Licenciado em Química pela UEPB (2003) e cursou três anos de Engenharia Química pela UFPB, hoje UFCG. Conheça mais.

Lista

A partir das citações foi criado um banco de dados com informações padronizadas sobre os pesquisadores citados. Os dados compilados são referentes à carreira dos pesquisadores durante toda a atuação até o final de 2021, e também, separados no ano em questão.

Os cientistas foram classificados em 22 campos científicos e 174 subcategorias. A seleção foi realizada com 100 mil cientistas de todo o mundo, a partir de c-score (com e sem autocitações) ou pelo percentual de 2% ou mais nas subcategorias destacadas.

Pesquisadores do Piauí no AD Scientific Index 2023

O Piauí tem 57 pesquisadores no AD Scientific Index 2023, responsável por analisar estudos acadêmicos de 218 países, 21.449 universidades/instituições e 1.345.129 cientistas.

De acordo com a relação, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) contou com 28 pesquisadores no ranking, 13 pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), 14 do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e 2 pesquisadores da Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPar). 

A listagem dos nomes visa, a nível internacional, enfatizar a produtividade científica a que é realizada pelos pesquisadores, a partir dos perfis públicos dos cientistas no Google Acadêmico. São utilizados valores totais, índice H e número de citações.

Fonte: G1 Piauí

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo