Cães e gatos serão vacinados após sagui infectado por raiva
Os animais do Planalto Ininga, parte dos bairros Ininga e Horto Florestal, e a área do Hospital Universitário da UFPI, serão vacinados em casa.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou, nesta quarta-feira (26), que um sagui com diagnóstico positivo de raiva foi encontrado em uma escola do bairro Planalto Ininga, na Zona Leste da capital. Por conta disso, cães e gatos da região passarão por bloqueio vacinal a partir desta quinta-feira (27).
Conforme a FMS, o animal foi encontrado na sexta-feira (21), com sinais de adoecimento causado pelo vírus da raiva. O sagui foi encaminhado para o Centro de Zoonoses, que confirmou a positividade da doença.
O diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito, contou que o animal não chegou a agredir humanos ou animais. “A equipe iniciou a busca ativa de pessoas que tiveram contato com o animal e constatou que ele não agrediu humanos nem animais, entretanto todos que o manusearam, desde o recolhimento até a necropsia, realizaram o protocolo recomendado para este caso”, explicou.
Ainda segundo a Fundação, o bloqueio vacinal se trata da imunização dos animais domésticos contra a raiva. Os animais do Planalto Ininga, parte dos bairros Ininga e Horto Florestal, e a área do Hospital Universitário da UFPI, serão vacinados em casa.
Medidas preventivas
Walfrido Salmito orientou que os moradores de toda a capital tomem medidas preventivas, para que a doença não se prolifere: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais silvestres, evitar a domesticação de animais silvestres e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva.
“Lembramos que a campanha de vacinação contra raiva de animais domésticos acontece anualmente em Teresina”, frisou o diretor.
Em casos onde houver mordida de um animal infectado, ou contato com a saliva, é necessário buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência no atendimento e manejo de acidentes com animais transmissores da doença na capital.
Sintomas
Os sintomas da raiva em humanos incluem febre, mal-estar, dor de cabeça e, posteriormente, alterações do comportamento, convulsões e paralisia. A imunização para esse público só é indicada em casos de acidentes graves com animais suspeitos da doença, e com indicação médica.
“É importante lembrar que o controle da raiva é responsabilidade de todos. Contamos com a colaboração da comunidade para manter a cidade livre desta doença. Caso você identifique próximo a sua residência, trabalho, escola e outros, qualquer animal com comportamento suspeito, não tente manusear e entre em contato com as autoridades de saúde”, concluiu Walfrido Salmito.
Contatos
- Gerência de Epidemiologia da FMS: (86) 3215 -7735
- Centro de Controle de Zoonoses de Teresina: (86) 3215-9144
- Polícia Ambiental: (86) 3223-7221
Fonte: G1 Piauí