Notícias

Alepi aprova meia entrada para doadoras de leite materno

As doações de leites podem ser feitas para o banco da Maternidade Dona Evangelina Rosa

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o projeto de Lei Ordinário 68/23 que prevê às doadoras de leite materno a garantia de meia entrada em eventos e espaços culturais. A autoria é do deputado Aldo Gil (Progressistas).

O projeto diz que “fica concedida a concessão do pagamento de meia-entrada em todos os locais de espetáculos teatrais e musicais, shows, exposições de arte, exibições cinematográficas, circenses, eventos esportivos, de lazer, cinema, entretenimento e demais manifestações culturais do Estado do Piauí às doadoras de leite materno”.

Por meio desse projeto, a “a meia-entrada deverá corresponder a 50% do valor do ingresso cobrado” às doadoras de leite materno.

Essa isenção estende-se “às atividades que ocorreram no período de até dois anos após a última doação comprovada”. A lei entrou em vigor na data de publicação, 12 de abril de 2023.

A Assembleia Legislativa do Piauí esclarece que “o Poder Executivo poderá regulamentar a presente Lei estabelecendo as formalidades do documento (carteira ou declaração emitida pelo Banco de Leite) que comprove a condição de doadora, e as sanções pelo descumprimento da norma”,

O deputado Aldo Gil comenta que o projeto “visa estimular a promoção e incentivo às doações de leite materno, tendo em vista que os bancos de leite do estado enfrentam constantemente problemas no estoque”.

“O objetivo é ampliar o processo de doação de leite, para que mais vidas sejam salvas. Também é uma forma de ajudar essas crianças a terem uma nutrição mais adequada, que vai influenciar em toda a vida adulta”, relatou.

Maternidade sofre queda de 35% nas doações 

Em março de 2023, o Portal ClubeNews visitou o Banco de Leites da Maternidade Dona Evangelina Rosa e constatou que o local sofreu redução de 23% no número de doações neste ano. Essa situação afeta diretamente os bebês prematuros ou em tratamento na maternidade, pois eles dependem desse alimento para sobreviver.

A equipe do Neonatal do hospital faz um apelo para que mais mães contribuam com essa corrente do bem.

“O nascimento de bebês prematuros chega a 12% no Brasil. A gente precisa saber que uma das condições de sobrevida dele bebê é o leite materno e, na ausência, existem os bancos de leite. Então, é uma política de doação que precisa ser abraçada por todo mundo. Quase toda mulher pode ser uma grande potencial doadora”, disse, na época, a coordenadora do banco de leite da Maternidade, Vanessa Paz.

A comerciante Marisa Pereira, que é mãe da bebê prematura Maria Isa, conta que não conseguiu produzir leite desde o nascimento de sua filha e, por causa disso, depende da doação de outras mães.  Assim, Maria Isa tem a oportunidade de se desenvolver com todos os nutrientes que só o leite materno pode oferecer.

COMO DOAR 

O banco de leite da Maternidade Evangelina Rosa informa que a mãe lactante que deseja iniciar a doação pode entrar em contato por meio do número: (86) 99498-5120 para orientações. Um dos principais pontos para a doação é a saúde da mulher, que será verificado pela própria equipe da Maternidade.

Como doar em casa?

– Procure e informe a unidade de coleta sobre a vontade de doar.

– A equipe entrega os recipientes para doação. Esterilize os recipientes fervendo-os por 15 minutos e depois deixe-os secar sobre um pano limpo.

– Cubra a boca e os cabelos com um lenço ou pano limpo. Se houver fios de cabelo em contato com o leite materno, o Banco de Leite precisará descartar a doação.

– Higienize a mama apenas com água e inicie a retirada do leite. É necessário que a mãe descarte as primeiras gotas.

– Ao terminar, anote na tampa a data e horário que realizou a primeira coleta. Guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou no congelador.

– A doadora pode ter até 10 dias para encher um pote ou doar o que conseguiu retirar. Depois, basta entrar em contato com a unidade de coleta.

– A unidade de coleta recolhe os frascos e processa o leite, elimina todas as impurezas e bactérias, e deixa o leite seguro para ser aproveitado e doado ao bebê.

Fonte: Clube News 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo