Colaboração de Werbert Bernardino – Formando em Engenharia Agronômica (UFPI)
Os pequenos agricultores e produtores piauienses futuramente poderão contar com mais uma opção para realização de análises de solos no Estado do Piauí. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) expandirá o acesso dos pequenos agricultores a análises de solos através de dois laboratórios móveis que percorrerão todo o Estado.
Desenvolvido para abrigar um laboratório completo de análise de solos no interior de um furgão, o projeto tecnológico batizado de Fertmóvel, em alusão a um dos objetivos do projeto que busca levar analises acerca da fertilidade do solo de forma móvel a produtores rurais, é uma tecnologia resultante das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Solos, situada no Rio de Janeiro. No Piauí a difusão desta tecnologia será feita através de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a SAF, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI), Embrapa Solos, Embrapa Meio-Norte e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Com verbas oriundas do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), o projeto contará ainda com uma base central do Laboratório de Análises de Solo presente nos veículos. As obras da base situada em Teresina, que seguem em estado avançado, abrigarão a sede administrativa do projeto e a garagem dos veículos, assim como o depósito de reagentes necessários para as análises e o laboratório de preparo de soluções. Há ainda a previsão que em próximas etapas do projeto ocorra à estruturação de uma rede de análises de solos através das sedes regionais da Emater.
Múcio Mallan do Nascimento Mascarenhas, coordenador e idealizador do projeto, explica que os Fertmóveis contarão com técnicos que darão orientações aos agricultores durante todo o processo. “Os técnicos orientarão os agricultores desde o modo adequado que eles devem fazer a coleta das amostras de solos, até as interpretações e recomendações de cada análise de solo. Com o suporte deles, os agricultores poderão fazer as coletas seguindo todos os padrões de qualidade adequados para as análises, permitindo que no final os resultados das análises sejam confiáveis, assim como também uma posterior recomendação precisa dos técnicos para a realidade de cada agricultor”, destaca.
Ainda de acordo com ele, a ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de garantir que os pequenos agricultores familiares também tivessem acesso a análises de solos, e não apenas os grandes agropecuaristas do Piauí. A partir dos Fertmóveis, os pequenos agricultores familiares piauienses também terão acesso a esta ferramenta essencial na produção agrícola. Atualmente, a realização de análises de solo destinadas a fins comerciais e produtivos está limitada ao Sul do Estado, podendo ser realizada apenas no Laboratório de Análises de Solos (LAS) situado no campus Cenobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Bom Jesus.
O coordenador diz ainda esperar que todas as coletas sejam georreferenciadas, permitindo assim a confecção de um mapa de fertilidade dos solos do Estado, servindo de base para realização de pesquisas acerca da fertilidade dos solos piauienses pelos órgãos que fazem parte do acordo de Cooperação Técnica, contribuindo assim para o desenvolvimento de novas ações.
Veja mais fotos: