Governo e Águas de Teresina anunciam pacote de obras para 27 bairros
A empresa Águas de Teresina anunciou em solenidade na manhã desta quarta-feira (10) um pacote de obras a serem realizados em 27 bairros de Teresina. Segundo o diretor presidente da empresa, Jaci Prado, a Zona Rural não será contemplada com o pacote. A possibilidade havia sido tratada em reunião entre o executivo municipal e a empresa.
O lançamento foi feito em uma parceira entre a concessionária, o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina. Segundo Jaci Prado, o serviço deve beneficiar a cidade em todas as zonas.
“Hoje é o lançamento da pedra fundamental. O investimento gira em torno de R$ 300 milhões. Mil colaboradores estão sendo beneficiados”, disse.
O presidente da Agência de águas e esgotos do Piauí, Agespisa, Zé Santana, afirmou que a empresa passa por dificuldades e que em algumas comunidades da Zona Rural há um problema constante de oscilação de energia e queima de bombas “o que impossibilita um fornecimento de qualidade”.
“Temos uma gerência em Teresina voltada para Zona Rural e estamos buscando, na medida do possível, melhorar esse serviço, que hoje reconhecemos ser deficitário. Via de regra, tem que se pagar para ter o sistema. Mas já que o rural está sob a responsabilidade da Agespisa, antes vamos buscar base suficiente para manter o sistema junto ao Governo do Estado”, disse.
Governo confirma concessão
O governador do Estado, Rafael Fonteles (PT) destacou que a resolução do problema da Agespisa deve seguir a modelagem sugerida pelo Banco de Desenvolvimento do Brasil (BNDES).
“O BNDES já ajudou vários estados. Vamos pedir ajuda a eles para garantir o recebimento da água com qualidade. Vamos fazer a concessão, mas a modelagem é que vai decidir como será feito. O fato é que a Agespisa não ficará como está hoje”, destacou.
Fonteles enfatizou que o foco é que o cidadão que está sem esgoto na porta de casa, o foco será resolver esse problema.
Fonte: G1 Piauí