Notícias

Motoristas de app protestam em Teresina por melhores condições de trabalho

Os motoristas pedem que seja criada uma legislação municipal para ampará-los.

Motoristas de aplicativo de Teresina protestam nesta segunda (15) por melhores condições de trabalho frente às plataformas e pedem que seja criada uma legislação municipal para ampará-los. Os motoristas fizeram bloqueios parciais em algumas avenidas da capital na manhã de hoje.

Até as 9h, havia os seguintes pontos de protestos:

  • Zona Leste: avenidas Zequinha Freire e João XXIII (balão do São Cristóvão)
  • Zona Sul: Miguel Rosa e Barão de Gurgueia
  • Zona Norte: avenida Petrônio Portela

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte por Aplicativos do Piauí (Sindmapi), os bloqueios são parciais, e não impedem o trânsito.

O presidente do Sindmapi, Felipe Damasceno, explicou que os motoristas de Teresina acompanham uma mobilização nacional da categoria, em busca de mudanças na relação entre os motoristas e as empresas que gerenciam as plataformas.

Foto: Reprodução

Segundo ele, os custos com manutenção, gasolina e compra de veículos aumentaram nos últimos anos, enquanto o valor das corridas e o percentual para os motoristas continuou o mesmo.

“Com uma legislação, a plataforma se molda e o motorista ganha. A falta dessa iniciativa do poder público reflete no serviço, e a sociedade sente que a qualidade caiu, que é mais difícil ver carros limpos, novos, com ar condicionado ligado”, explicou Felipe Damasceno.

A nível municipal e estadual, os motoristas pedem que seja criada uma regulamentação para a categoria, e que eles sejam isentos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)

“Estamos totalmente desassistidos a nível municipal. Sem a regulamentação, tivemos grandes prejuízos. Na pandemia não tivemos vacina prioritária, nem auxílio emergencial, por exemplo”, disse ele.

O presidente de Cooperativa de Transportes por Aplicativo, Érico Luiz, afirma que a categoria precisa também de pontos de embarque e desembarque na capital. 

“Ao Dr. Pessoa a gente pede pelo amor de Deus, estamos sendo atacados com multas por não ter local para embarcar e desembarcar passageiro. Você chega em Recife, chega em Brasília, em outras cidades do país, tem uma plaquinha dizendo embarque e desembarque para transporte por aplicativo. Aqui como não tem lugar, onde você para você é multado. Precisamos também prezar pela nossa segurança. A prefeitura precisa construir pontos de apoio para ficar esperando outra corrida. Então algumas capitais já possuem local para dar segurança ao motorista”, explica. 

Foto: Reprodução

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo