Notícias

Idosa morre aguardando transferência do Hospital do Dirceu, em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a paciente teve o seu estado de saúde agravado no domingo, o que impedia a transferência para qualquer unidade de saúde.

Uma idosa de 62 anos morreu, na tarde de domingo (14), no Hospital do Dirceu, Zona Sudeste de Teresina. De acordo com a família da vítima, ela era paciente oncológica e aguardava transferência para o Hospital São Marcos, que não foi possível devido à ausência de um assistente social.

Procurada pelo g1, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou que a paciente recebeu assistência, mas teve o seu estado de saúde agravado no domingo, o que impedia a transferência para qualquer unidade de saúde. (Confira a nota na íntegra no fim da reportagem)

Segundo Fátima Firmino, filha da idosa, a paciente deu entrada no hospital do Dirceu na sexta-feira (12) com uma queda de pressão. “O quadro agravou, ela começou a dar febre e a médica do São Marcos que acompanhava ela deu as instruções para fazer a transferência”, disse.

“Eu alertei aos profissionais do hospital do Dirceu, mas a assistente social que deveria cuidar disso por algum motivo não foi, não estava lá. Falaram que teria que aguardar até segunda, mas eu disse que ela não aguentaria. Ela morreu às 17h”, contou Fátima.

Nota da FMS

A paciente deu entrada no Hospital do Dirceu na noite de sexta (12), às 23h35, com queixa de mal-estar, hipotensão e desmaios e informou que realizou radioterapia no Hospital São Marcos na sexta-feira (12). A paciente recebeu assistência, tendo o seu estado de saúde agravado no domingo, o que impedia a transferência para qualquer unidade de saúde.

Com relação à solicitação da transferência de pacientes oncológicos para o Hospital São Marcos, referência no Piauí para tratamento de câncer pelo SUS, ela é feita pelo setor administrativo do hospital de origem, que atende os casos de urgências, ao setor administrativo do São Marcos e o paciente só pode ser transferido após a comunicação do setor de admissão do São Marcos e se estiver em condições clínicas. Segundo a direção do Hospital Alberto Neto, o hospital São Marcos só recebe transferência de segunda a sexta.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo