Notícias

Adapi apreende mais de 6 mil doses de vacinas em Bom Jesus

6235 doses de vacinas estavam em uma única loja, e eram destinadas a animais domésticos e de criação em uma loja de Bom Jesus, no Sul do Piauí. As vacinas haviam perdido a eficácia, e foram destruídas.

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) apreenderam e destruíram 6235 doses de vacinas destinadas a animais domésticos e de criação em uma loja de Bom Jesus, no Sul do Piauí.

Segundo a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), as vacinas estavam guardados em temperatura inadequada, muito acima do ideal, e por isso estragaram e perderam a eficácia.

A fiscalização aconteceu nesta terça-feira (23). Foram apreendidas:

  • 2.570 doses de vacinas contra Polivalente,
  • 730 contra Febre Aftosa,
  • 100 doses contra Encefalopatia Equina,
  • 20 contra Garrotilho,
  • 2.000 doses contra Gumboro,
  • 810 doses de Antirrábica,
  • 5 doses contra Polivalente Canina.

As doses foram encontradas na temperatura entre 12 e 24 graus Celsius, por isso todo o produto apreendido será destruído. Além de ter as doses todas apreendidas, o dono do estabelecimento foi multado.

Por conta do acondicionamento errado, as vacinas perdem a eficácia. Para o gerente de Defesa Animal da Adapi, a situação causa prejuízo irreparável para os consumidores e criadores.

Ainda segundo a Adapi, há vacinas disponíveis e em temperatura adequada em outros lojas de Bom Jesus. A temperatura ideal de acondicionamento da vacina contra a febre aftosa é de 2º a 8º graus Celsius.

“As vacinas são sempre acondicionadas em geladeiras de uso exclusivo e devem possuir termômetro com temperatura máxima e mínima, para detecção de qualquer problema de alteração na temperatura”.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo