DNIT aguarda liberação de verbas para duplicação de BRs 343 e 316 no Piauí
Segundo o superintendente do DNIT Piauí, Ribamar Bastos, há recursos assegurados para a duplicação da BR-343 de Teresina a Altos e para a BR-316 da capital até Demerval Lobão.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do Piauí, Ribamar Bastos, esteve nesta segunda-feira (29) em reunião com o os demais diretores do departamento em Brasília para buscar recursos para duplicação das BRs 343 e 316 no estado.
“Na 343, Teresina-Altos, já temos recursos assegurados, R$ 92 milhões colocado pela bancada federal com a ajuda do senador Marcelo Castro [MDB-PI], que foi o relator do orçamento. Na BR-316 nós levamos a demanda para o senador Wellington Dias [PT-PI] e ele ficou de alocar esse recurso para a gente fazer essa também importante obra. Hoje quando nós temos um feriado, a fila na 343 dá em Campo Maior, além disso, quando a gente duplica uma rodovia cai para 0 a colisão frontal, o que mais mata no trânsito no Brasil”, afirmou Ribamar.
Conforme o superintendente, até agosto deste ano vai ser concluído o trecho da BR-316 até o município de Demerval Lobão. Após essa obra, os trabalhos serão para a duplicação da BR-343, de Teresina a Altos é uma extensão de 29 km.
“Na BR-316 o nosso objetivo, nosso planejamento é de chegar com a duplicação até Demerval Lobão agora no início de agosto e em ato contínuo licitar Demerval lobão – Monsenhor Gil, que o projeto está sendo finalizado e também estamos em tratativas com a Semar [Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos] para fazer esse licenciamento ambiental”, explicou.
Conforme avaliação do DNIT, ao todo, as duas obras das rodovias estão avaliadas em R$ 260 milhões.
Ainda segundo o departamento, da cidade de Demerval Lobão até o município de Monsenhor Gil são 25 km de duplicação da BR-316 e depois mais 40 km até o povoado Estaca Zero, perto do município de Água Branca e Agricolândia.
Fonte: G1 Piauí