Notícias

PM Ambiental resgatou mais de cinco animais por dia em 2023

Ao todo, foram 783 resgates de animais entre janeiro e maio de 2023, de 57 espécies diferentes. Os policiais do Batalhão Ambiental atenderam ainda a 49 denúncias de aves silvestres mantidas em cativeiro. 332 aves, de 49 espécies diferentes, foram libertadas dessas situações.

Os policiais do Batalhão Ambiental do Piauí fizeram, em média, 5 resgates diários de animais durante os primeiros cinco meses de 2023. Ao todo, foram 783 resgates de animais entre janeiro e maio de 2023, de 57 espécies diferentes. A maioria desses resgates, 71% deles, foram serpentes.

Há ainda registros de onças, tamanduás, macacos, jacarés, bichos-preguiça e aves. Alguns deles foram resgatados de dentro de casas, onde se refugiaram e tiveram que ser retirados por profissionais.

Depois dos resgates, a depender da espécie, os animais são soltos em regiões de mata ou levados para órgãos como o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.

Os policiais também atenderam a 158 casos de maus-tratos a animais, e 49 denúncias de aves silvestres mantidas em cativeiro. Ao todo, 332 aves, de 49 espécies diferentes, foram libertadas dessas situações.

O que fazer: caso um morador encontre algum animal silvestre em sua casa, o Batalhão Ambiental orienta que não se tente capturá-los, afugentá-los ou maltratá-los, pois é crime. A recomendação é ligar para o 190 e acionar o Batalhão Ambiental, para fazer o resgate devido.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo