Notícias

Secretário fala sobre resultados das blitzen e promoção de PMs

Secretário esteve nesta quinta-feira (15), no telejornal Bancada Piauí.

O secretário de Segurança Chico Lucas esteve nesta quinta-feira (15) no telejornal Bancada Piauí, na TV Antena 10, e comentou sobre os resultados que a bltizen têm apresentado em Teresina. Segundo o secretário, o número de mortes no trânsito apresentou redução e que a intenção é levar o projeto para as cidades do interior também.

“O número de mortes no trânsito em Teresina teve uma queda. Em Teresina nós conseguimos diminuir consideravelmente e a gente entende que é reflexo dessa maior fiscalização. É por isso que nós vamos começar a interiorização; estamos pesquisando quais são as maiores causas, como por exemplo a embriaguez ao volante, falta de equipamento obrigatório e animal na pista. Esse ano já morreram 50 pessoas por animais na pista e isso é um absurdo”, disse.

Chico Lucas falou ainda que além do trânsito, as blitzen refletem também no combate à criminalidade. “A blitz é focada no trânsito para diminuir o número de mortes, mas também no policiamento. Então recuperação de motos roubadas, mandados de prisão cumpridos, estamos finalizando também celulares; colocamos o código do IMEI e olhamos no nosso banco, assim já recuperamos 18 celulares em blitz”.

O mês de junho é marcado pela grande quantidade de festividades pelo Estado. O secretário contou que houve todo um planejamento para que todas as cidades e festividades fossem atendidas pela polícia.

“A gente tem uma gerência de operações e essa gerência montou um calendário anual sobre os grandes eventos, como agora em Pedro II e em Campo Maior. Hoje estamos lançando uma operação integrada para o começo da Operação Férias, essa grande operação no Litoral com junto com a PF, PRF, Estado do Maranhão e do Ceará porque percebemos que há uma rota do crime nesses locais. Ali tem um grupo criminoso que disputa aquela rota turística que atrai”, explicou.

Data lake

O secretário falou ainda sobre o Data Lake, serviço de inteligência da polícia que juntará todas as informações dos cidadãos em um local só. Segundo ele, esse é um investimento em serviço de mapeamento e monitoramento. “É uma coisa simples, mas que possibilita que todos os bancos de dado sejam integrados porque eu vou ter uma chave única. Esse Data Lake vai permitir que eu traga todas os dados dos cidadãos para um só lugar e isso vai ajudar nas investigações”.

Promoção na Polícia Militar

O secretario falou ainda que a Polícia Militar do Piauí comemorará 188 anos no próximo dia 25 de junho. Com isso, a corporação vai realizar uma série de eventos e atividades alusivas à data. Na ocasião, o Governo do Estado vai nomear mais de 2100 policiais.

“Dia 25 de junho é o aniversário de 188 anos da Polícia Militar e nós vamos fazer o maior evento da história. Dia 23 vai ser a formatura deles, dia 25 vamos fazer a nomeação e a promoção de 2000 policiais e no dia 26 eles já começam a trabalhar. Em julho já vai ser convocados os novos 550 para o curso de formação”, finalizou.

Fonte: A10+

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo