Notícias

Operação investiga suspeitos de tentarem fraudar concurso

Mandados judiciais estão sendo executados no Ceará e Minas Gerais.

A Polícia Civil do Piauí deflagrou a “Operação 193”, na manhã desta quinta-feira (22), para investigar tentativa de fraude no concurso do Corpo de Bombeiros. As ações estão sendo executadas nas cidades de Crateús, no Ceará, e São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais.

De acordo com a Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), o objetivo da ação é cumprir dois mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão contra os acusados. Um dos envolvidos tentou fazer a prova se passando por outra pessoa.

“De acordo com a DECCOR, os trabalhos iniciaram no dia da aplicação da prova quando a equipe de segurança detectou uma tentativa de fraude que foi abortada imediatamente. Um investigado tentou fazer a prova se passando por outro indivíduo, e foi prontamente identificado em razão das regras de segurança estabelecidas no certame”, diz. 

A ação policial foi deflagrada em conjunto com a Gerência de Inteligência da Polícia Civil (GIPC-PI) e a Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (DINTE/SSP-PI), além das equipes policiais do Ceará e de Minas Gerais.

MP pede anulação de prova escrita

O Ministério Público do Piauí ingressou, nesta terça-feira (20), com uma ação civil pública contra a Universidade Estadual do Piauí pedindo a anulação do resultado final da prova escrita do concurso do Corpo de Bombeiros. O resultado do concurso foi divulgado no dia 14 de junho. 

De acordo com a promotora Myriam Lago, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina, a ação é em decorrência da nota de alguns candidatos inscritos em cotas raciais. Alguns aprovados nessas cotas possuíam nota superior à nota de corte da ampla concorrência. 

Por isso, esses candidatos, segundo o MP, deviam sair das cotas raciais para competir em ampla concorrência junto com os candidatos inscritos na modalidade, fato, que segundo órgão, foi ignorado pela banca organizadora do certame. Com isso, deixaria as vagas das cotas para os concorrentes com nota inferior.

No resultado final publicado pela Uespi, a nota de corte em ampla concorrência feminina foi de 59 pontos e a masculina de 49 pontos. Nas cotas raciais, a nota de corte ficou em 48 pontos para as mulheres e 50 para homens. 

Sobre o certame 

O certame dispõe de 400 vagas, sendo 200 para início imediato e 200 para cadastro reserva. Segundo o Núcleo de Concurso e Promoção de Eventos (Nucepe), foram homologadas 4.303 inscrições. 

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) registrou uma abstenção de 13,6%. Dos 4.038 inscritos, 550 faltaram a aplicação da prova. 

Na primeira etapa foi realizada a prova com conhecimento básicos em português, matemática, informática e conhecimentos gerais e regionais; e específicos em legislação e noções de Direito; além de uma redação. Depois, os candidatos aprovados deverão passar por outras etapas referentes ao exame de saúde, exame físico, avaliação psicológica e investigação social.

Fonte: A10+ 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo