Política

Governo cria comissão para discutir reestruturação da Funasa

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União. MP que extinguiu a fundação perdeu a validade, e órgão que trabalha com saneamento foi reativado.

O governo publicou nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial da União uma portaria que cria uma comissão formada por representantes de ministérios para discutir a reestruturação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A comissão de caráter consultivo, coordenada pelo Ministério da Gestão, terá 30 dias para elaborar uma proposta de organograma e atuação da Funasa. O grupo será composto por:

  • 1 representante do Ministério da Gestão
  • 1 representante da Casa Civil
  • 1 representante do Ministério da Saúde
  • 1 representante do Ministério da Cidades
  • 1 representante do Ministério da Advocacia-Geral da União
  • 1 representante da Funasa
  • 3 especialistas indicados feita pela Secretaria de Relações Institucionais.

Tradicional reduto de indicações políticas, a Funasa atua com ações de saneamento básica. O órgão foi extinto em janeiro por uma medida provisória editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A MP, contudo, não foi aprovada pelo Congresso e perdeu a validade, fazendo com que o órgão ressurgisse. Por isso a necessidade de um ato para reestruturar a fundação.

No momento, a Funasa está vinculada ao Ministério da Saúde, porém, a reestruturação dos ministérios feita por Lula dividiu atribuições da fundação entre as pastas da Saúde e das Cidades.

A comissão criada pelo governo também discutirá uma sugestão sobre a qual ministério a Funasa ficará vinculada.

O governo deverá escolher nos próximos dias um presidente interino para a Funasa, que cuidará de atos administrativos da fundação enquanto a comissão discute o desenho do órgão. O governo procura um nome de perfil de técnico para a função.

Na próxima semana, deverá ser publicada uma portaria para prorrogar até o final deste ano convênios que estão para vencer. Também será publicado um ato que vai remanejar orçamento e garantir recursos à Funasa.

Centrão

Segundo o blog do Valdo Cruz, partidos do Centrão que estão negociando a recriação da Funasa com o governo Lula defendem que o órgão fique no Ministério da Saúde e não seja transferido para outras pastas.

Progressistas e União Brasil querem garantir um orçamento para a futura entidade com base na apresentação de verbas de emendas parlamentares.

Segundo interlocutores desses partidos, como metade das emendas parlamentares impositivas são destinadas para a área da saúde, ficaria mais fácil destinar essas verbas para o orçamento da Funasa, que deve começar a funcionar no final deste ano.

Fonte: G1 Política 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo