Teresina registra a maior temperatura do ano: 38,8 ºC
Especialista Sara Cardoso informou que as altas temperaturas são causadas por uma onda de calor que deve perdurar até segunda-feira (28) no país.
Teresina registrou, nessa segunda-feira (21), a maior temperatura de 2023: 38,8 ºC. No mesmo dia, o Piauí teve a tarde mais quente do ano.
Ao g1, a climatologista Sara Cardoso explicou que a capital do Piauí pode atingir 40 ºC em breve. A maior temperatura registrada em foi 40.4 ºC, no ano de 2018. Segundo ela, as altas temperaturas registradas no estado e em boa parte do país são causadas por uma onda de calor, que deve perdurar até a próxima segunda-feira (28).
“As ondas de calor são períodos onde as temperaturas tendem a ficar mais elevadas do que o convencional para aquele mês ou semana, se compararmos às temperaturas históricas”, declarou.
A especialista informou que essas altas temperaturas eram esperadas para os meses de setembro e outubro, mas foram antecipadas por conta de massas de ar seca no país e ainda pela ativação do fenômeno El Ninõ.
Sara Cardoso pontuou que os municípios localizados nas mesorregiões Sudeste e Sudoeste do Piauí são os que terão as temperaturas mais altas. Na segunda (21), Oeiras, Bom Jesus, Alvorada do Gurgueia, Floriano e São João do Piauí registraram temperaturas acima de 40ºC. A climatologista ressaltou que as temperaturas mais elevadas são registradas entre 15h e 16h.
Baixa umidade do ar
Além das altas temperaturas, o Piauí vem enfrentando baixa umidade do ar. Na segunda-feira (21), oito municípios piauienses estiveram entre as 20 cidades com menor umidade relativa do ar no país, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Veja quais são:
- Bom Jesus: 14%
- Alvorada do Gurguéia: 15%
- Gilbués: 15%
- Oeiras: 15%
- Paulistana: 15%
- São Raimundo Nonato: 16%
- Canto do Buriti: 17%
- São João do Piauí: 17%
Fonte: G1 Piauí