Detran Piauí irá utilizar câmeras e sensores em exames práticos
A tecnologia deve desafogar os mais de 10 mil exames que estão reprimidos no sistema para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) irá implantar câmeras, microfones internos e sensores nos veículos utilizados nos exames práticos. Segundo o órgão, o objetivo é dar mais transparência e eficiência aos exames.
Em nota, o Detran-PI afirmou que a tecnologia deve desafogar os mais de 10 mil exames que estão reprimidos no sistema para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Assim, a fila de espera para a realização de exame deve zerar até o início de 2024.
O órgão não informou quando o sistema será instalado, mas reiterou que o assunto vem sendo discutido com os donos de autoescolas. Confira a nota completa do Detran-PI ao fim da reportagem.
Na terça-feira (22), donos de autoescola fizeram uma manifestação em frente ao Detran-PI contra novas regras que o departamento tem determinado para os exames de 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entre as reclamações das autoescolas estão:
- Aluguel de carros pelo órgão para realizar as balizas dos alunos no momento da prova prática;
- Taxa de R$ 250 para reteste, quando a taxa na tabela do Detran é de R$ 80;
- Cor branca obrigatória para os carros de autoescola;
- Aquisição por conta das empresas de câmeras para instalação nas salas das autoescolas para que o Detran possa fiscalizar;
- Sistemas, tanto de digital como das provas, fora do ar constantemente.
Nota do Detran-PI:
A implementação da baliza eletrônica visa proporcionar maior eficiência e transparência aos exames práticos realizados em todo o Estado. Em resposta a demanda da população por mais transparência, o Detran está investindo na tecnologia que vai colaborar para desafogar mais de 10 mil exames práticos que estão reprimidos no sistema para aquisição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A proposta é zerar a fila de espera até o início do ano de 2024, com o objetivo de respaldar os interesses do piauiense, principalmente pela transparência no processo. O tema vem sendo amplamente discutido com os proprietários e representantes das Autoescolas do Estado, com apoio de mais de 95% da categoria, como ocorreu nesta quinta-feira (24).
O sistema inovador conta com câmeras, microfones internos e sensores a serem instalados nos veículos, como garantia de revisão da prova e tranquilidade no percurso para o cidadão. A modernização do processo atende aos usuários e qualifica o processo de formação de condutores de veículos no Piauí.
Fonte: G1 Piauí