A Superintendência de Operações Integradas (SOI), da Secretaria de Segurança do Piauí, autuou e conduziu cerca de 20 pessoas durante a quinta fase da Operação Interditados, deflagrada na manhã desta sexta-feira (01) na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina. Os alvos respondem por roubo, receptação culposa, qualificada, tráfico e entre outros. 41 aparelhos celulares provenientes de roubos e furtos foram apreendidos, além de drogas e dinheiro.
Para a TV Antena 10, o delegado Felipe Bonavides, gerente da Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Piauí, explicou que durante as operações, as investigações foram ampliadas na região para uma outra ação ilegal desenvolvida na região, que é o desmonte de aparelhos celulares.
A Interditados tem como objetivo coibir as transações comerciais de aparelhos celulares com restrição de roubo e furto realizadas por “lanceiros” na região.
“Foram autuadas, presas cerca de 20 pessoas e trazidas até a secretaria para serem responsabilizadas criminalmente por diversos crimes. Temos situações de roubo, receptação culposa, receptação qualificada, que é aquela pessoa que vendia celulares roubados; nós temos situação de cumprimento de mandado de prisão, foragidos da justiça e autuação pelo crime de tráfico de drogas e também da ampliação da nossa base de conhecimento cerca de outras operações ilegais que estão sendo desenvolvidas naquela região, que irão permitir um combate ainda maior, mais amplo e ainda mais abrangente a respeito de desmonte de celulares, que é outra faceta agora que nós estamos enveredando”, destacou.
A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado do Piauí, por intermédio da Diretoria de Polícia Metropolitana, Diretoria de Operações Especializadas, Diretoria de Polícia do Interior, NARF, FEISP, DRACO, DENARC, Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar (DINTE) e ROCAN. “É mais uma fase da nossa operação Interditados, com apoio da Polícia Civil, Draco, Denarc, a Polícia Militar através da Rocam, e mais uma vez unirmos forças em combate efetivo e preciso com relação a roubo e furto de celulares na capital. Hoje tivemos como foco a praça da Bandeira, ali nos fundos do Shopping da Cidade”, completou Bonavides.
Praça fechada
Todas as entradas da praça foram fechadas para a realização das abordagens. Ainda de acordo com o delegado, houve um planejamento para a ação, onde mais de 100 policiais participaram da ação.
“Foi feito todo um planejamento para evitar que o máximo de pessoas que estivessem sujeitas a responsabilização criminal, fugissem. Nós antecipamos e fizemos uma estratégia e poder pegar outras pessoas que possam estar sujeitas a responsabilização criminal e foi o que aconteceu. Por isso, um número tão elevado de pessoas de autuadas. As pessoas em situação de estarem com celular oriundo de roubo e furto, estão sendo autuadas por receptação culposa, vão responder um termo circunstanciado de ocorrência e responder perante o juizado criminal. Já a situação que vende celular roubado, está sendo lavrado o auto de prisão em flagrante e será encaminhado a Central de Flagrantes”, finaliza.
De acordo com o Superintendente de Operações Integradas da SSP/PI, Delegado Matheus Zannata, será montado no local um posto temporário da Polícia Militar com a finalidade de reduzir a prática criminosa na região.
Fonte: A10+