Notícias

Incêndio ameaça casas de comunidade rural em Pedro II

Segundo coordenador da Defesa Civil de Pedro II, não se pode medir as proporções de destruição do fogo, já que se encontra em uma zona de mata.

Um foco de incêndio que iniciou na sexta-feira (1º) em Domingos Mourão se alastrou e agora ameaça casas de comunidade rural de Pedro II, Norte do Piauí. Segundo o coordenador da Defesa CiviI, Marcelo Braga, o fogo começou como um mero incêndio, mas que tomou proporções drásticas.

“Começou como um pequeno fogo que se alastrou e hoje se tornou um risco enorme. Ainda na noite de segunda-feira (4), ele ficou mais forte, então, criamos um gabinete de crise e uma equipe do Corpo de Bombeiros de Piripiri veio ajudar na manhã desta terça-feira”, afirmou.

Ao g1, o coordenador disse que não se pode medir as proporções de destruição do fogo, já que é uma zona de mata. Ele afirmou também que o fogo se aproximou da comunidade Caranguejo, próxima ao Mirante do Gritador, comunidade rural de Pedro II, e ameaça as residências da população que mora no entorno.

“Criamos um grupo de defesa e esperamos que até amanhã o fogo esteja controlado. É um risco muito grande e todo o cuidado é pouco nesse período”, finalizou.

Piauí já registrou mais de 3 mil focos de incêndio

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o mês de agosto, o estado do Piauí registou 3.274 focos de incêndio. A última vez que o estado conseguiu números tão alarmantes foi em 2018, quando foram registrados 3.909 focos.

Em 2023, segundo dados do Inpe, agosto foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 54% das ocorrências.

O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias de agosto e início de setembro, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.

Canal de atendimento

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso.

Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo