Notícias

7 de Setembro em Teresina tem desfile contra a homofobia, violência doméstica e cyberbullying

O tradicional desfile na capital iniciou às 7h na Avenida Marechal Castelo Branco e tem pelo menos 5 mil pessoas, entre crianças e adultos, participando diretamente do desfile.

O tradicional desfile cívico-militar de Independência do Brasil acontece em Teresina na Avenida Marechal Castelo Branco desde as 7h desta quinta-feira (7). Alguns dos temas que os estudantes levaram à avenida foram o combate à homofobia e a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.

“Paz contra a homofobia” e “somos o grito das que não estão mais aqui” foram algumas das frases que os grupos levaram à avenida. Houve ainda a representação de um “ataque” online para lembrar a importância do combate ao cyberbullying.

Aline, que acompanha a filha Ana Beatriz, aluna da Unidade Escolar Didácio Silva, falou como o tema no desfile pode impactar alunos e o público.

“É emocionante. É muito importante trazer esse tema, um alerta a eles mesmos, para a maioria das mulheres e nós que acompanhamos de fora. Já que a realidade está triste, mulheres sofrendo abusos, violência e homens matando as mulheres”, comentou.

‘Independência para os excluídos’

O governador Rafael Fonteles (PT) disse estar muito feliz por celebrar a data pela primeira vez como chefe do executivo do Piauí e destacou a importância de, nesta data, lembrar daqueles que ainda necessitam de direitos fundamentais para ter independência plena.

“Cada um de nós, como brasileiros e brasileiras, temos que ter orgulho da nação que formamos, do povo que somos e, claro, com a consciência de que novas ‘independências’ a gente tem que construir ao longo do tempo, especialmente a redução das desigualdades, a garantir os direitos para muitos que ainda são excluídos e vários direitos fundamentais para a sociedade, como acesso à alimentação, à moradia digna, à água, à energia, a um trabalho digno”, disse.

Foto: Reprodução

O Coronel Scheiwann Lopes, comandante da Polícia Militar do Piauí, disse que são mais de 1 mil militares da corporação entre os que participarão do desfile e atuando na segurança, sem comprometimento do trabalho normal diário da PM nas ruas.

“É um momento de celebrar a independência do nosso país e rememorar os heróis da pátria que tanto contribuíram, e os que estão agora na ativa, no dia a dia, tornando sólida e firme a independência do nosso país e do nosso Estado Piauí, tendo paz, dignidade, tranquilidade para o cidadão”, declarou.

35 pessoas esperadas para assistir

A estimativa de público para o evento é de 35 mil pessoas, e pelo menos 5 mil estão participando do desfile. A estrutura do evento foi montada pela Secretaria de Governo (Segov) do estado. O desfile tem com a participação de escolas públicas e privadas, tropas militares. Pelotões mirins irão abrir o desfile, com mais de 1.200 crianças e adolescentes.

Ao todo, mais de 50 instituições participam do evento, entre elas a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, 25º Batalhão de Caçadores, 2º Batalhão de Engenharia de Construção e o Regimento da Polícia Montada da PM-PI.

Mais de 500 policiais militares fazem a segurança do local. O desfile tem, ainda, o apoio de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Hospital da Polícia Militar (HPM), do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo