A Polícia Civil, através da Operação Cerco Fechado, já realizou mais de 100 prisões em todo o Piauí. O saldo da ação policial integrada é da manhã desta terça-feira (12), realizada em 25 municípios. O objetivo é dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados à prática de diversos crimes.
Em sua nona fase, a operação é coordenada pela Delegacia Geral, com a participação de aproximadamente 100 policiais civis de unidades distritais, metropolitanas, especializadas e do interior. Nesse contexto, o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) realizou 12 prisões em Teresina, sendo por flagrância, sentença condenatória e preventiva.
Ao A10+, a delegada Alexandra Santos, titular do departamento, explicou que com um dos indivíduos alvo de um mandado de prisão preventiva, preso no bairro Mocambinho, na zona Norte da capital, foi localizado uma quantidade razoável de drogas. Ele acabou sendo preso em flagrante pelo crime. Além disso, o Denarc realizou 11 cumprimentos de mandado de busca e apreensão.
“Durante essas ações foram apreendidos entorpecentes de vários tipos, como maconha, cocaína, crack, celulares roubados, grande quantidade de dinheiro durante esse período e enfim, as equipes ainda continuam em campo e até o momento temos essa parcial. Um dos indivíduos presos hoje estava com mandado de prisão preventiva em aberto, foi dado cumprimento e durante o cumprimento deste mandado, foi a situação que eu relatei, ele estava com drogas razoável de cocaína e foi autuado em flagrante. Esse indivíduo inclusive já foi indiciado em outras duas oportunidades também na época pela Depre. Indivíduo contumaz no tráfico. Com essa prisão de hoje em flagrante, ele já soma o quarto processo criminal que ele vai responder por tráfico”, disse a delegada.
A operação ainda segue em andamento e mais prisões podem ser realizadas. Ao todo, já foram realizadas 113 prisões. Segundo o delegado-geral Luccy Keiko Leal Paraíba, a operação visa a redução de índices de criminalidade, o que resulta em diversos benefícios à sociedade. “Policiais civis estão em campo para cumprir mandados por furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica, homicídios e tudo que é tipificado na lei penal como crime”, disse.
Outro departamento da Polícia Civil que realizou prisões na capital foi o de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). De acordo com o coordenador, delegado Charles Pessoa, dois homens foram presos na ação. Eles já vinham sendo investigados por envolvimento com organizações criminosas.
“Hoje a gente deu cumprimento a duas prisões de indivíduos que a gente já vinha investigando, além de cumprir dois mandados de busca e apreensão na zona sul da capital. Todas essas pessoas que são investigadas pelo Draco tem envolvimento com essas facções criminosas, que é o papel fundamental do nosso departamento, que é atuar no enfrentamento a essas organizações. Já tinham antecedentes criminais e investigados pelo Draco”, explicou o delegado, ao A10+.
Fonte: A10+