Reorganização de servidores na Alepi vai aumentar transparência
A fala é sobre a exoneração de todos os comissionados ca Casa Legisaltiva, que ocorreu no inicio do mês.
O deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, declarou à imprensa nesta terça-feira (12) que a Casa está passando por um processo de reorganização administrativa. Isso ocorre, segundo ele, após a sanção da Lei Nº 8.121/2023 em 23 de agosto, que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para o quadro de pessoal da Alepi.
Ao ser questionado sobre as exonerações de 3 mil dos comissionados do legislativo estadual, o presidente da Alepi explicou que a medida faz parte do processo de reestruturação profissional.
“A lei reorganiza a Alepi, o processo de lotação. Não podemos ter todos os servidores lotados em único setor. Então, as lotações serão nos respectivos setores. Isso vai garantir transparência, pois o cidadão vai poder saber as informações públicas dos servidores”, enfatizou Franzé Silva.
O presidente pontuo que “o processo está em andamento, tem uma comissão verificando as necessidades de cada setor, dentro de cada uma das áreas criadas pela lei. Assim, vamos materializar o nosso compromisso com o TCE, o Ministério Público, fazendo um processo de lotação transparente e organizando, também, os setores onde serão lotados os servidores aprovados no concurso público”.
Exoneração
O deputado Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), exonerou todos os servidores comissionados da casa, lotados junto à mesa diretora e apoio de gabinetes.
O ato acaba de ser publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa e também é assinado pelos deputados Marden Menezes e Dr. Hélio, Primeiro e Segundo Secretários da mesa, respectivamente. A exoneração não atinge os servidores lotados nos gabinetes dos deputados e tem efeito a partir do dia 1º de setembro.
Fonte: GP1