Sobrecarga de energia pode ter provocado incêndio na Sesapi
Segundo o Corpo de Bombeiros, as altas temperaturas podem ter influenciado nas causas do incêndio.
O incêndio que atingiu o setor de protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que fica no Centro Administrativo, Zona Sul de Teresina, pode ter sido causado por uma sobrecarga de energia. Segundo o Corpo de Bombeiros, as altas temperaturas podem ter influenciado nas causas do incêndio.
“Sempre que nos temos alguma mudança climática, nos temos uma tendência a ter isso. Mesmo no início do período chuvoso nos temos uma tendência a ter esses incêndios em instalações elétricas; e isso não está ligado ao calor em si e sim pelo uso da eletricidade”, explicou o Coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros do Piauí.
O incêndio afetou todo o setor de protocolo da secretaria. Em nota, a Secretaria afirmou que apesar do incidente, o fogo foi rapidamente controlado por funcionários e ninguém ficou ferido.
Terceiro incêndio no local em 12 anos
Este é o terceiro incêndio registrado na sede da Secretaria de Saúde, desde 2011, quando um grande incêndio destruiu quase todo o prédio. Apenas dois anos depois o local foi liberado para reforma pela perícia.
O segundo, em julho de 2020, atingiu a sala de informática da Sesapi. Nos dois casos, também não houve feridos. O prédio foi inaugurado na década de 1970.
Prevenções de incêndio
Casos como o da Sesapi andam se tornando bem recorrentes no Piauí. No dia 17 de agosto um incêndio atingiu salas de aula, um laboratório e um depósito no campus da Universidade Estadual do Piauí na cidade de Uruçuí, no Sul do estado. O incêndio também teria se iniciado na rede elétrica, por um curto-circuito, nas instalações de ar condicionado.
Segundo o engenheiro eletricista Marcelo Moura, grande parte desse incidentes acontecem, pois por falta de revisões nas instalações elétricas, os aparelhos eletrônicos novos acabam por sofrer com caragas elevadas.
“A maioria dos circuitos são antigos, não tem revisão, não são projetados e a maioria deles podem acabar ocasionando em incêndios”, afirmou.
O engenheiro também destaca parte desses incidentes podem ser evitado com prevenções como a não sobrecarga de tomadas com o uso de mais de um aparelho, além da revisão das instalações elétricas que devem ser feitas constantemente em locais com alto consumo.
O g1 preparou uma lista com dicas para evitar acidentes com eletricidade em casa.
Confira as sugestões abaixo:
- Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor e nunca toque na parte metálica do bocal ou da rosca. Segure pelo vidro e não aplique muita força, pois ela poderá quebrar e ferir sua mão;
- Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor) e procure um profissional habilitado;
- Mantenha as instalações, plugs, fios e aparelhos elétricos em perfeitas condições;
- Evite utilizar “T” (benjamins) ou extensões improvisadas. Vários aparelhos ligados em uma mesma tomada podem causar sobrecarga;
- Eventuais reparos devem ser feitos com a chave geral desligada, mesmo em caso de falta de energia, pois a luz poderá voltar a qualquer momento;
- Instale protetores de plástico nas tomadas. Eles só devem ser retirados quando a tomada for utilizada;
- Não passe os fios elétricos debaixo dos tapetes. Muitos incêndios começam assim;
- Aparelhos elétricos no banheiro são um grande risco. Utilize apenas rádios, secadores e barbeadores a pilha. Certifique-se também de que o chuveiro está bem instalado;
- Nunca bloqueie as chaves dos disjuntores ou substitua os fusíveis por arame, moeda, papel de cigarro, entre outros objetos;
- Ferros de construção, trilhos de cortina, escadas e outros objetos metálicos também representam perigo e devem ser movimentados longe dos fios elétricos;
- A utilização de ferramentas elétricas requer cuidados especiais. Siga as instruções do fabricante e nunca improvise extensões ou emenda dos fios.
Nota Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde informa a ocorrência de um princípio de incêndio causado, possivelmente, segundo o Corpo de Bombeiros, por um curto-circuito em um aparelho de ar condicionado. O incidente ocorreu no setor de protocolo e foi rapidamente controlado por funcionários da Sesapi até a chegada do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido e não houve dano relevante.
Fonte: G1 Piauí