Justiça nega liberdade a acusado de participar do assassinato do empresário Rafael Soares no Piauí
Crime ocorreu em setembro de 2022 na zona Sul de Teresina; vítima foi morta a tiros.
O juiz Thiago Carvalho Martins negou o pedido de liberdade de Lucas Vinícius de Sousa Pereira, acusado de participar da morte do empresário Rafael Soares, de 24 anos, no dia 26 de setembro de 2022. Lucas foi preso no dia 7 de outubro do mesmo ano. A investigação apontou que Lucas teria fornecido o carro que levou os executores para praticar o roubo que acabou resultando na morte da vítima.
“Sobre o pedido de revogação, verifico que o réu Lucas já se encontra preso e respondendo por um processo de homicídio no Maranhão, o que aponta possível reincidência delitiva, justificando a manutenção da ordem pública”, afirma o juiz na decisão obtida pelo A10+.
No intervalo da morte de Rafael, os bandidos praticaram outros crimes. Lucas, por exemplo, foi preso logo após o latrocínio do empresário, pelo crime de roubo no Maranhão, e encontra-se na Penitenciária Jorge Vieira, em Timon.
Dinâmica do crime
O delegado Barêtta esclareceu ainda como se sucedeu os fatos que levaram ao assassinato do empresário.
“Havia duas pessoas, uma que abordou, foi exatamente quando a vítima tentou se afastar, e quando ele vê que ele está em fuga. O motorista que era justamente o que se diz adolescente efetua o disparo de dentro do carro. Quem atirou não o foi de fora, foi ele que estava dentro do carro. Inclusive estava pilotando o carro. Quanto essas informações de como era feita esse apoio logístico está no ventre do caderno investigatório. E no momento oportuno nós vamos esclarecer porque falta ainda ser preso alguns indivíduos da quadrilha”, disse.
O delegado completou que todos que participaram do crime foram identificados e que a polícia segue em diligências para efetuar a prisão deles. O prazo para finalizar o inquérito é de 10 dias.
Saiba quem era Rafael Soares
Familiares do empresário Rafael Soares de Sousa, 24 anos, relataram à TV Antena 10, no último dia 27 de setembro, que não acreditam na possibilidade de latrocínio contra o jovem. Ele foi morto com pelo menos cinco disparos de arma de fogo em frente a sua residência na zona Sul de Teresina, na segunda (26).
Imagens de uma câmera de segurança registraram o exato momento em que Rafael Soares Sousa foi assassinado na porta de casa. O vídeo mostra quando um carro branco, onde estão os assassinos, se aproxima do empresário e o carona desce e efetua alguns disparos. Segundo a família, Rafael era solteiro e trabalhava no ramo de transporte de bovino, trazendo animais do Pará, Maranhão para Teresina.
Calleb Soares, tio de Rafael, contou à TV Antena 10 que a família não crê em um simples assalto. Ele citou que o jovem trabalhava desde os 15 anos de idade e era bastante querido por todos.
Relembre o caso
Imagens do circuito de segurança mostram o exato momento em que o empresário Rafael Soares, de 24 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto. No vídeo, um carro branco aparece próximo à residência da vítima e ao perceber a presença do empresário, homens desceram do veículo e anunciaram o assalto.
O empresário ainda tentou escapar, mas o carro foi até a esquina e cercou o empresário que foi morto segundos depois. Rafael Soares foi atingido com um tiro nas nádegas, que atravessou o abdômen. Ele ainda chegou a ser socorrido por uma unidade Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas não resistiu aos ferimentos.
Fonte: A10+