Aneel aprova reajuste da tarifa de energia elétrica no Piauí
A alta aferará as 1,4 milhão de unidades consumidoras, nos 224 municípios do estado.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nessa terça-feira (28), a revisão tarifária periódica de 2023 da Equatorial Piauí. O reajuste representará um aumento médio de 14,70% e aferará as 1,4 milhão de unidades consumidoras, nos 224 municípios do estado.
Segundo a Aneel, a revisão tarifária foi “amplamente discutida com a sociedade interessada”, por meio de uma consulta pública que recebeu contribuições entre 30 de agosto de 13 de outubro. Houve ainda uma sessão presencial realizada em Teresina, no dia 14 de setembro.
Conforme a Aneel, para chegar à revisão tarifária foram considerados custos relacionados à atividade de distribuição e encargos setoriais.
Além da revisão das tarifas, foi definido o correspondente limite do indicador de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) para o período de 2024 a 2028.
Esse indicador mostra as horas que um conjunto de consumidores, em média equivalente, ficou sem energia elétrica, considerando interrupções iguais ou superiores a 3 minutos.
E, ainda, do indicador de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que representa o número de interrupções que um conjunto de consumidores, em média equivalente, sofreu, na mesma quantidade de tempo considerada pelo DEC.
A Aneel observa esses indicadores para verificar a continuidade do serviço prestado pela Equatorial Piauí. Dessa forma, a agência avalia a continuidade da energia oferecida à população.
Fonte: G1 Piauí