Maternidade Dona Evangelina Rosa passa a funcionar de forma integral em nova sede na Capital
A nova sede conta com atendimento completo e multidisciplinar em uma infraestrutura com 293 leitos.
A Maternidade Dona Evangelina Rosa, considerada a maior unidade pública do país, passou a funcionar de forma integral a nova sede, localizada Avenida Presidente Kennedy, Zona Leste de Teresina. Nessa terça-feira (28), o antigo prédio encerrou as admissões de novos pacientes.
Na nova maternidade já foram realizados nove partos. Lucka Ghael, o primeiro bebê que nasceu no prédio, no domingo (26), pesando 2,980kg e medindo 51cm, já recebeu alta.
A nova sede conta com atendimento completo e multidisciplinar em uma infraestrutura com 293 leitos. A maternidade possui seis salas de centro cirúrgico, três salas do Centro de Parto Normal (CPN) e Banco de Leite.
De acordo com o secretário de estado da saúde, Antônio Luiz, este momento inicial da nova maternidade terá como foco principal receber as transferências dos pacientes da antiga maternidade e fazer novos atendimentos.
“A antiga vai estar de portas fechadas. Para começarmos a fazer a organização e implantar lá uma central de tratamento de saúde mental e também geriatria”, explicou.
Carmen Viana, diretora-geral da NMDER, explicou que a admissão de novos pacientes é feita através da regulação. Os pacientes da UTI Materna, Unidade Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) já foram realocados para o novo prédio.
“Os partos não vão mais acontecer na maternidade antiga. Até sexta-feira, acreditamos, vamos ter transferido todos os pacientes que ainda estão lá”, disse.
Fonte: G1 Piauí