Notícias

Portuense Aldo Queiroz recebe homenagem na Câmara Federal

O momento faz parte das atividades alusivas à celebração aos 75 anos da Extensão Rural e ao Dia do Extensionista Rural.

O extensionista rural Aldo Gomes de Queiroz foi homenageado em sessão solene na Câmara Federal, nesta segunda-feira (04), em Brasília. O servidor da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) recebeu a distinção de destaque do ano de 2023, uma condecoração em reconhecimento aos trabalhos realizados em prol do fortalecimento da agricultura familiar.

O momento faz parte das atividades alusivas à celebração aos 75 anos da Extensão Rural e ao Dia do Extensionista Rural, organizado pela Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), que é uma entidade nacional que congrega mais de 16 mil trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) de 23 estados e do Distrito Federal, presentes em mais de cinco mil municípios do Brasil.

Com atuação no escritório regional da Sada, na cidade de Porto Piauí, Aldo Queiroz trabalha há 18 anos como extensionista e realiza ações voltadas para extrativistas do Piauí, de forma especial para as quebradeiras de coco babaçu. Um trabalho que tem garantido a este público um maior acesso a programas do Governo Federal, que incentivam o crescimento produtivo dos pequenos e médios agricultores familiares, como a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

O profissional ressaltou a felicidade com o reconhecimento e destacou os resultados positivos de sua atuação com o salto no número de atendimentos realizados ao longo do ano de 2023, comparado a anos anteriores, que saiu de 100 para 800 mulheres assistidas e com acesso a recursos do PGM-Bio.

“Em valores, saímos de R$ 49 mil para mais de R$ 1,2 milhão de benefícios através do PGPM-Bio para essas mulheres. Então, esse é o reconhecimento por esse trabalho que é de relevância para nosso estado. Atuo como extensionista desde o ano de 2005, sou lotado no município de Porto e atendia também a cidade de Campo Largo, até o ano passado. Esse ano, fomos autorizados pelo secretário Fábio Abreu a atuar em todo o Piauí, onde haja demandas, e já temos ações nos municípios de Luzilândia, Esperantina, Campo Largo, Porto, Miguel Alves, José de Freitas, Barras, Cristino Castro, Antônio Almeida, Pedro II e Angical”, explicou o extensionista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo