Golfinho é encontrado morto na praia de Carnaubinha, no Piauí
O animal, da espécie Cachalote-pigmeu, pode atingir cerca de quatro metros de comprimento. A causa da morte ainda não foi identificada.
O Instituto Tartarugas do Delta, ONG que atua na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, localizou o corpo de um golfinho na praia da Carnaúbinha, localizada no litoral do Piauí.
Conforme o Instituto, o animal foi enterrado próximo ao local do encalhe. Devido ao estado avançado de decomposição do corpo, não foi possível identificar a causa da morte.
Segundo a coordenadora de pesquisa da ONG, Werlanne Mendes, a morte do golfinho pode ter sido causada por uma série de fatores.
“O encalhe pode ter sido causado por vários fatores, como a interação com atividade pesqueira, operações navais, mudança climáticas e até mesmo doenças. É importante a realização dos monitoramentos de praia para registrar todos os dados de animais vivos e mortos e quando possível buscar alternativas para minimizar estás ocorrências”, explicou a bióloga.
Golfinho Cachalote-pigmeu
Ainda segundo a ONG, a espécie encontrada trata-se de um golfinho Cachalote-pigmeu, que pode atingir cerca de quatro metros de comprimento e por isso, pode ser confundido com uma baleia. O animal tem hábitos oceânicos e por isso não costuma ser encontrado na região costeira.
O animal marinho apresenta a cabeça arredondada, mandíbula pequena semelhante a de tubarões e dentes na parte inferior da boca.
Contato
O Instituto Tartarugas do Delta informa que caso um morador ou turista encontre algum animal encalhado, ligue para o contato 86 99968 0197 e envie a localização, fotos ou vídeos da ocorrência.