Política

Contratação de advogados para OAB-PI levanta suspeitas e causa indignação

Os mais de 120 inscritos não entenderam ainda quais foram os critérios definidos pela gestão para selecionar os dois que serão contratados

O processo seletivo visando a contratação de dois advogados para atuarem na Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI), levantou suspeitas e causou desconfiança dentro do meio jurídico no Estado.

Os mais de 120 inscritos não entenderam ainda quais foram os critérios definidos pela gestão para selecionar os dois que serão contratados, por tempo indeterminado, como prevê o edital publicado.

Segmentos da OAB-PI também estão preocupados com a forma como a atual gestão tem lidado com o tema, sem tornar claro, quais foram os critérios e sem dar explicações oficiais sobre a confusão gerada sobre o assunto.

Os escolhidos foram os advogados João Vitor Rodrigues Monteiro e Rafael Vilarinho da Rocha Silva.

Nas redes sociais, candidatos que participaram do seletivo atacaram a atual gestão e criticam o presidente Celso Barros. “Essa atual gestão da OAB é enrolada. Até em processo seletivo esse Celso tenta complicar”, disse um internauta.

VEJA O RESULTADO FINAL DO SELETIVO

Resultado-final

Os advogados selecionados terão jornada de trabalho de quatro horas diárias e passarão por contrato de experiência de 90 dias. Após o período, o contrato será automaticamente convertido em contrato por prazo indeterminado, após o decurso do prazo inicial.

VEJA A LISTA DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

LISTA-DAS-INSCRICOES-HOMOLOGADAS-1

VEJA O CRONOGRAMA DE ENTREVISTAS

Cronograma-entrevistas

Atualizada às 16h43

A assessoria de comunicação da OAB-PI encaminhou uma nota ao El Piauí, explicando sobre o processo seletivo. Leia abaixo a íntegra da nota:

NOTA

A OAB Piauí informa que os critérios utilizados para definir os contratados para preenchimento de 02 vagas de Advogados(as) nos quadros da Seccional estão claramente expostos no Edital nº02/2021, que foi amplamente divulgado nos canais oficiais da OAB Piauí e que o Resultado Final leva em consideração todas as etapas do certame.

A primeira etapa do processo seletivo consistiu em duas provas: a primeira, objetiva, com 40 questões de múltipla escolha. Já na segunda prova, os(as) candidatos(as) elaboraram uma peça processual. Os aprovados na prova escrita foram convocados, então, para a entrevista, realizada pela Comissão responsável pelo processo seletivo, utilizando um formulário padrão e preenchido pelos membros da banca, no qual foram realizadas as mesmas perguntas para todos os candidatos.

As perguntas levaram em consideração elementos como titulação, experiência profissional, oralidade e comunicação, proatividade e disponibilidade, em condições livres para que o candidato(a) pudesse convencer a banca de seu diferencial e qualificação apropriados para o cargo.

Após tais etapas, todas com direito de recurso previsto aos candidatos(as), houve divulgação do Resultado Final que observou rigorosamente os critérios previstos no Edital convocatório do certame, estando claro os requisitos e os ditames exigidos. A Comissão Organizadora se coloca à disposição para todas as informações e esclarecimentos necessários.

COMISSÃO AVALIADORA:
Thiago Anastácio Carcará
Maria Gessi-Leila Medeiros
Ivonaldo da Silva Mesquita
Daniela Francatti do Nascimento
Jória Maria Batista Nunes Soares

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo