COE recomenda máscaras em locais com aglomeração no Piauí
De acordo com a com a Secretaria de Saúde do Piauí, o aumento no número de casos e as mortes por Covid-19 podem estar ligados ao baixo índice de reforço na vacinação.
O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), após reunião nesta terça-feira (26), decidiu pela recomendação de novas medidas para conter os casos e mortes por Covid-19 no Piauí, após aumento nas últimas semanas de 2023. O uso de máscaras em locais com aglomeração e a abertura das Unidades Básicas de Saúde, nos municípios, são algumas delas.
Em alguns municípios, como Teresina, foi anunciado o fechamento das UBSs no fim de ano, com funcionamento mantido dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, que continuarão recebendo casos de urgência.
“Foi consenso de manter no recesso natalino, com a recomendação aos gestores municipais, que mantenham as UBSs abertas para oferecer vacinas à população”, declarou Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi.
O secretário de saúde do estado, Antônio Luiz Soares Santos, disse que uma das principais recomendações é do uso obrigatório de máscaras em ambientes com aglomeração (como eventos, transportes públicos) e em ambientes hospitalares (tanto para pacientes quanto visitantes e profissionais).
“Vimos que na última semana houve crescimento da realização de testes de Covid em farmácias principalmente nas cidades de Picos, Piripiri e Teresina, o que indica aumento das pessoas com sintomas”, declarou.
Além do uso de máscaras, o gestor reforçou a importância da higienização frequente das mãos e a disponibilização das vacinas contra Covid pelas prefeituras.
Baixa cobertura com as vacinas bivalentes
De acordo com a Sesapi, o aumento no número de casos confirmados e as três mortes por Covid-19 em Teresina podem estar atrelados à falta de reforço da imunização pela população.
No Piauí, conforme a Secretaria, mais de 2 milhões de pessoas estão com as vacinas bivalentes contra a Covid-19 atrasadas, esse número representa cerca de 80% da população piauiense.
“Recomendamos que a popuação volte a se previnir e procure o quanto antes essa imunização, pois a partir dela podemos ter um maior controle e evitar possíveis avanços da doença”, informou Ester Miranda, gerente de vigilância em saúde da Sesapi.
Reforço para públicos vulneráveis
Com a detecção de novas variantes da doença circulando no Brasil, o Ministério da Saúde recomendou uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos.
Ela está disponível de segunda a sexta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Teresina Shopping – edifício garagem, estacionamento do G3 – que teve o horário estendido.
Mortes e aumento no número de casos
Somente nas últimas semanas, 115 casos e cinco mortes por Covid-19 foram confirmadas no Piauí. Não havia mortes registradas no estado desde setembro.
Todas as pessoas tinham comorbidades, conforme a Secretaria. As vítimas são:
- uma mulher de 40 anos portadora de neoplasia em estágio avançado, residente em Campo Grande do Piauí;
- uma idosa de 91 anos com doença cardiovascular crônica, diabetes e doença neurológica crônica, residente em Elesbão Veloso;
- outra paciente de 24 anos portadora de anemia falciforme, residente em Bom Lugar (MA);
- idosa de 72 anos, de Demerval Lobão, com histórico de dois AVCs e Lúpus;
- uma mulher de 40 anos, da cidade de Teresina, imunodeprimida.
Fonte: G1 Piauí