Estudante nota 1000 na redação do Enem estudava por 10 horas
Jovem assistia a aulas em cursinho pré-vestibular e também estudava em casa, totalizando 10 horas diárias de estudo. Em todo o país, foram 60 notas máximas na prova.
A estudante Millena Martins, de 19 anos, foi uma das 60 brasileiras que conquistaram a nota máxima na redação do Enem em 2023. A piauiense contou que estudava 10 horas por dia durante a preparação. No Piauí, foram 6 notas 1000, o 2º melhor resultado do país ao lado de RN e RS.
O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação. Após o resultado, ao g1, a jovem contou que assistia a 5 horas de aulas por dia e, em casa, estudava mais 5 horas. Para ela, o tema “amplo” ajudou na conquista de uma boa nota.
“A prova estava no nível padrão, já a redação achei um tema extremamente necessário, mas bem amplo, então fácil de tangenciar”, disse.
No texto, Milena disse ter citado escritores como Gilberto Dimenstein, jornalista, e Cecília Meireles. Da segunda escritora, Milena lembrou da coletânea “Crônicas de Educação”, de onde tirou referências para elaborar sua dissertação. O tema da redação do Enem em 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Milena disse que já havia tentado o Enem anteriormente e não havia ainda conseguido a aprovação para o curso que deseja: medicina. Com o resultado deste ano, espera garantir uma vaga em uma universidade pública.
Seis nota 1000
O Piauí teve seis notas mil, a pontuação máxima, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação, em coletiva de imprensa.
O Piauí, ao lado do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, teve o segundo melhor resultado, com seis notas 1000. À frente, ficaram São Paulo e Rio de Janeiro, cada um com sete redações com a maior pontuação possível.
Ao todo, foram 60 notas máximas no país. Em 2022, o número total de redações que haviam tirado a pontuação máxima foi de 18.