Pablo Santos lidera corrida eleitoral para Prefeitura de Picos
A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº 02366/2024 e realizada entre os dias 23 e 24 de janeiro.
O Instituto Credibilidade divulgou nesta quarta-feira (31) mais um levantamento realizado para sondar a intenção de votos para a Prefeitura de Picos. Os partidos já apresentam os prováveis nomes para concorrer ao executivo municipal. No entanto, as convenções partidárias só acontecem em julho, mas as pré-candidaturas postas já mostram como deverá ser o cenário eleitoral.
O deputado estadual Pablo Santos (MDB), licenciado para exercer o cargo de Secretário de Estado de Turismo, se mantém na liderança na corrida, à frente do atual prefeito, Gil Paraibano (Progressistas). Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Pablo Santos lidera com 57,8% das intenções de voto, enquanto Gil Paraibano aparece com 25,2%.
Pablo Santos tem 31,6% na espontânea
Sem apresentar nomes, o instituto perguntou aos entrevistados em quem votariam, caso a eleição para a Prefeitura de Picos fosse hoje. Pablo Santos foi citado por 31,6%, ficando em primeiro lugar, enquanto 17,80% afirmaram que votariam em Gil Paraibano.
Rejeição
O Credibilidade também questionou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Neste cenário, o prefeito Gil Paraibano aparece com 53,6%, liderando o índice de rejeição. Já Pablo Santos figura com 21,8%.
Avaliação de Rafael Fonteles e Gil Paraibano
O levantamento também sondou a avaliação dos entrevistados sobre a administração do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). A gestão foi avaliada positivamente pelos entrevistados, obtendo 72,80% de aprovação dos entrevistados. Os que não aprovam somaram 19,20% e os que não opinaram foram 8,0%.
O levantamento também sondou a avaliação dos entrevistados sobre a administração do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). A gestão foi avaliada positivamente pelos entrevistados, obtendo 72,80% de aprovação dos entrevistados. Os que não aprovam somaram 19,20% e os que não opinaram foram 8,0%.
O instituto questionou a opinião dos entrevistados sobre a administração do prefeito Gil Paraibano. A gestão do prefeito é aprovada por 34,4% e desaprovada por 65%.
Ficha Técnica
A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº 02366/2024 e realizada entre os dias 23 e 24 de janeiro, ocasião em que foram ouvidos 500 eleitores. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas nos seguintes bairros: Sede Urbana – Centro, Aerolândia, Belo Norte, Junco, Boa Vista, Bomba, C. da Várzea, Catavento, COHAB , Conduru, DNER, Ipueira, Matadouro, Morada do Sol, Pantanal, Papelão, Paraibinha, Parque de Exposição, Pass. Das Pedras, Pedrinhas, Paroquial, Samambaia, São José. Zona rural – Bocolor, Capitão de Campos, Cajazeiras, Carnaíbas, C. do Mucambo, Coroatá, Curralinho I, Fátima do PI, G. dos Galdinos, J. dos Monteiros, L. Comprida, L. dos Felix, Mirolândia, Tabatinga/ Tanque, Torrões, T. dos Pios/Cristovinho e Umari/Saquinho.