Notícias

Policial foi morto durante briga por vez em fila; há indícios de sete pessoas envolvidas no crime

Até o momento foram presas seis pessoas suspeitas do crime.

O assassinato do soldado da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Agamenon Dias Freitas Júnior, espancado e morto a tiros em um posto de combustíveis, foi motivado por uma discussão com um adolescente no estabelecimento que terminou com um disparo feito pela vítima na perna da companheira do suspeito de atirar no PM.

Agamenon Dias foi espancado por várias pessoas e morto a tiros na madrugada do domingo (4), em um posto de combustíveis localizado na Avenida dos Expedicionários, Zona Sudeste de Teresina.

Segundo o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Costa, o Barêtta, o PM foi à loja de conveniência do estabelecimento com um amigo para comprar um saco de batatinhas, e um adolescente passou na sua frente na fila. A partir daí, começou a discussão que culminou na briga entre o policial, o amigo e várias pessoas que acompanhavam o adolescente.

“O policial reclamou com o adolescente e foi xingado. Houve uma discussão, e Agamenon fez menção de puxar a arma. Os outros interviram e a vítima se dirigiu ao carro juntamente ao amigo para ir embora. Nesse ínterim, os indivíduos o acompanharam e passaram a agredi-lo com palavras e bater no carro. O PM sacou a arma e efetuou o disparo que atingiu a perna da mulher do suspeito de matá-lo”, relatou Barêtta.

Após o tiro que atingir a mulher, Agamenon foi agredido pelos suspeitos com socos e chutes. Nas imagens, é possível ver que o amigo tentou ajudá-lo, mas também foi agredido, além de sofrer um mata-leão e cair no chão.

Em seguida, o companheiro da mulher atingida usou a arma do policial para atirar contra ele, na cabeça e na região lombar da vítima, que morreu no local.

Ainda segundo Barêtta, o grupo roubou a pistola e o celular do amigo de Agamenon. A arma foi descartada em uma sacola em um terreno baldio próximo ao posto de combustíveis. O delegado apontou que não se trata de um crime de latrocínio, mas de homicídio qualificado, já que a intenção inicial dos suspeitos não era roubar o policial, e sim matá-lo.

“Estamos levantando aos poucos os antecedentes dos envolvidos, que foram autuados em flagrante. Temos agora dez dias, acredito que o magistrado vai converter a prisão deles em preventiva”, finalizou o coordenador do DHPP.

Três adolescentes entre os suspeitos

Ao todo, seis pessoas foram presas suspeitas de participação no crime, incluindo três adolescentes de 16 e 17 anos. Um deles foi liberado após prestar depoimento. A polícia busca ainda localizar mais uma pessoa, que também teria participado do crime. Três deles já possuem passagens pela polícia.

Um vídeo mostra o momento em que várias pessoas cercam o carro do policial. O amigo de Agamenon aparece sendo enforcado e agredido. Em certo momento, ouve-se o barulho de um tiro. O policial estaria do lado do passageiro, e não aparece nas imagens.

Esse outro homem foi identificado e prestou depoimento ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP): é um amigo do policial, que é civil. Ele não teve o nome divulgado. Além dele, uma mulher também ficou ferida.

Na casa de um dos suspeitos foram apreendidos R$ 35 mil em dinheiro, 2 motocicletas sem placa e 6 bicicletas, além de arma e munições, que serão submetidos à perícia. A polícia ainda investiga a participação de uma sétima pessoa.

Recém-formado

O soldado Agamenon Dias Freitas Júnior, de 31 anos, entrou para os quadros da Polícia Militar do Piauí em 2023, e fazia parte do Esquadrão Independente de Policiamento Montado, a Cavalaria da PM. A Secretaria de Segurança do Piauí (SSP) divulgou uma nota de pesar, lamentando o falecimento do policial (abaixo).

Agamenon foi velado em Teresina, na noite de domingo (5), e foi homenageado com um cortejo de viaturas da Polícia Militar pelas ruas da capital. Em seguida, foi encaminhado ao município de Cristino Castro, cidade natal do PM.

NOTA DE PESAR

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí externa seu profundo pesar pelo falecimento do soldado da Polícia Militar do Piauí Agamenon Dias Freitas Júnior, neste domingo (04), em Teresina.

A Secretária de Segurança Pública estende suas condolências à família e amigos enlutados neste momento de dor, diante de irreparável perda.

Teresina, 04 de fevereiro de 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo