Diretora de penitenciária onde ocorreu fuga de 17 detentos é exonerada de cargo no Piauí
Uma fuga em massa ocorreu na noite do último domingo (18) em Bom Jesus.
O governador Rafael Fonteles (PT) exonerou nesta segunda-feira (19) Denyse Costa e Silva do cargo de diretora da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, no Sul do Piauí. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, ocorre após uma fuga em massa que ocorreu na unidade prisional no último domingo (18), onde 17 detentos usaram barra de ferro, quebraram cadeados e conseguiram fugir. Destes, quatro já foram recapturados, até a última atualização desta reportagem.
Além dela, o gerente adjunto Denis Ferreira de Sousa também foi exonerado do cargo. A fuga de 17 detentos perigosos, entre eles, faccionados, acendeu um alerta na segurança do estado que já sofre com uma série de assassinatos.
Na manhã desta terça (20), os agentes conseguiram prender: Rafael do Nascimento da Silva, em Cristino Castro, e Rosivaldo Florentino Costa e Silva, localizado em Canto do Buriti. Na segunda (19), Jociel da Silva e Anderson da Costa foram recapturados na cidade de Currais, localizada a 8 km de Bom Jesus. Afuga em massa ocorreu na noite de domingo (18). Todos eles estavam em uma única cela e usaram uma barra de ferro.
O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (SINPOLJUSPI) afirmou que a penitenciária de Bom Jesus tem um número de presos maior que o dobro da sua capacidade. São 76 vagas para detentos e, atualmente, abriga pelo menos 189 presos. Em média, segundo apurado pela reportagem, são 3 a 4 policiais penais por plantão.