Saúde

Sesapi lança campanha de vacinação nas escolas públicas em Esperantina

O público alvo são crianças e adolescentes de até 15 anos da educação básica, fundamental e ensino médio.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina, realizou, na manhã desta segunda-feira (18), o lançamento da Campanha de Vacinação nas Escolas. O evento aconteceu na Unidade Escolar Maria Pinheiro de Castro.

“Nosso apoio se estende aos 244 municípios piauienses para fazermos a busca ativa, realizarmos a vacinação nas escolas e mantermos atualizada a caderneta de vacinação. Assim garantimos o controle e a prevenção das doenças imunopreveníveis no nosso estado”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi. 

No primeiro dia de campanha, Esperantina realizou a avaliação de 129 cadernetas de vacinação e a atualização das doses de imunizantes de 18 alunos da escola. As ações seguem até o próximo dia 19 de abril em todas as cidades piauienses. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos da educação básica, fundamental e ensino médio.

A Sesapi realizou a distribuição dos imunizantes para todos os 224 municípios piauienses, responsáveis pela operacionalização da estratégia e o cronograma de execução da campanha de vacinação nas escolas públicas. 

“Já fizemos a organização de toda a logística de distribuição das vacinas para compor essas ações e comunicamos aos municípios que, em caso de necessidade, iremos repor e fazer o monitoramento, para que todas as cidades possam fazer as ações em todas suas escolas”, reforçou Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Sesapi. 

As vacinas prioritárias para Educação Infantil (2 meses até menores de 5 anos de idade) são: Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Penta (DTP/Hib/ HB e Tríplice viral. Para o Ensino Fundamental e Médio (de 5 anos e adolescentes menores de 15 anos) são: Febre amarela, Tríplice viral, HPV e Meningocócica ACWY.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo