Política

Veja quem são os quatro novos desembargadores do TJ-PI

A eleição aconteceu nesta segunda. Dois foram escolhidos por merecimento e os outros por antiguidade.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) elegeu, na manhã desta segunda-feira (01), os quatro novos desembargadores. Dois foram escolhidos por merecimento e os outros por antiguidade. A posse está marcada para esta terça-feira (02).

O juiz Dioclécio Sousa da Silva foi eleito com 16 votos, pelo critério de merecimento. Ele ocupará a vaga da desembargadora Eulália Pinheiro. Já o juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto foi eleito por antiguidade, sem precisar passar por votação, para a vaga de Edvaldo Moura.

Para a vaga do desembargador Raimundo Eufrásio, o eleito foi o juiz José Vidal de Freitas Filho, por merecimento. Já a juíza Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias foi eleita por antiguidade para a vaga de José Ribamar Oliveira.

Dioclécio Sousa

Em entrevista à imprensa, o novo desembargador Dioclécio Sousa da Silva falou sobre a alegria de ter sido eleito e a expectativa para assumir a vaga. “Eu estou muito feliz e, acima de tudo, grato pelos desembargadores que compõem o Tribunal de Justiça, reconhecerem o meu trabalho e me credenciarem a continuar trabalhando, prestando a jurisdição e servindo ao nosso povo piauiense, que é tão bom e merece bons serviços, sobretudo, da Justiça”, afirmou.

“Eu primo pela justiça restaurativa, onde nós possamos dialogar, tanto com os acusados como com as vítimas, de modo a encontrar o caminho do meio. Nós precisamos avançar muito mais, nos aproximarmos mais das pessoas, mais do povo, para que a gente possa encontrar realmente uma fórmula de prestação judicial que satisfaça, que harmonize, porque a Justiça surgiu como um instrumento da paz social”, completou Dioclécio.

Realização de um sonho

A juíza Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias disse que a eleição para desembargadora é a realização de um sonho de 43 anos. “É uma luta que a gente tem desde que ingressamos na magistratura em 1980, portanto, há mais de 43 anos, e o nosso sonho hoje se concretiza. E também porque é a segunda vez que o Estado do Piauí recebe uma mulher de carreira jurídica como desembargadora”, ressaltou.

“Acho que o grande desafio a partir de agora é lutar para que mais mulheres cheguem ao Poder Judiciário. Eu me sinto muito honrada por ter passado todos esses anos de lutas e dificuldades nas comarcas do interior e hoje ter sido acessada ao Poder Judiciário”, declarou Maria do Rosário.

Esta reportagem está sendo atualizada…

Fonte: GP1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo