Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue
21 mil doses para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão divididas entre 31 cidades do Território Entre Rios.
O Piauí recebeu nesta sexta-feira (26) 5 mil doses da vacina contra a dengue. Estava prevista a chegada de 21 mil doses, mas por conta da quantidade de volumes, o Ministério da Saúde resolveu fracionar e só concluirá a entrega no dia 30 de abril.
A vacina, chamada Qdenga, será usada em municipios do Território Entre Rios para imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. O estoque já está armazenado na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
O Ministério da Saúde divulgou nota técnica na quinta-feira (25), incluindo o Piauí pela primeira vez na lista de distruição. (Confira lista de municípios e números de doses ao fim da reportagem).
De acordo com a Sesapi, o próximo passo é capacitar os municípios sobre a aplicação do imunizante, que é administrado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
“Vamos iniciar a capacitação na segunda-feira sobre como deve ser aplicada a vacina, o seu armazenamento, e a elaboração do cronograma de imunização de cada município. Após essa capacitação, as vacinas seguem para as cidades”, informa a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.
Para tomar a vacina é preciso seguir alguns critérios. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue NÃO é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.
É importante lembrar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.
O Brasil iniciou a vacinação contra a doença no mês de fevereiro em 16 estados, totalizando 521 municípios de regiões endêmicas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das doses nos municípios foi determinada pelo ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade do fabricante e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
Casos de dengue
Até os últimos dados divulgados pela Sesapi, o Piauí registrou 4.195 confirmados de dengue, um aumento 88,0% em relação ao mesmo período de 2023. Seis pessoas morreram vítimas da doença.
Fonte: G1 Piauí