Pesquisa do IBGE mostra que 96,7% dos piauienses tomaram pelo menos uma dose da vacina contra Covid
No Brasil, o percentual foi de 93,9% da população, um total de 2,8 pontos percentuais a menos que a média registrada no Piauí.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (24), os resultados da pesquisa sobre a vacinação contra Covid-19 no primeiro trimestre de 2023. A pesquisa aponta que a população do Piauí foi a que mais tomou pelo menos uma dose da vacina contra a doença. Os números mostram ainda que o estado ficou em 9º na complementação do esquema vacinal.
Os dados mostram que cerca de 96,7% da população piauiense de 5 anos ou mais tomaram pelo menos uma dose da vacina até o primeiro trimestre de 2023. No Brasil, o percentual foi de 93,9% da população, um total de 2,8 pontos percentuais a menos que a média registrada no Piauí.
Em relação ao gêneros dos vacinados, no Piauí, as mulheres foram a maioria em buscar a imunização, com 97% das mulheres vacinadas. Entre os homens, cerca de 96,55% tinha tomado pelo menos uma dose. No Brasil, o cenário é parecido, com 94,8% das mulheres e cerca de 93% dos homens vacinados com pelo menos uma dose.
Em termos de grupos etários a população acima de 18 anos foi a que mais buscou tomar a primeira dose. No Piauí, cerca de 92,7% da população de 5 a 17 anos de idade apresentou vacinação de uma dose apenas, enquanto que cerca de 97,8% da população de 18 anos ou mais de idade também o fez. Já no Brasil, em torno de 84,5% da população de 5 a 17 anos de idade apresentou vacinação de uma dose apenas, enquanto que 96,1% da população de 18 anos ou mais de idade o fez.
No Brasil, as áreas urbanas foram as que mais tiveram a população vacinada contra a Covid-19 com 94,2% contra 92,3% nas áreas rurais.
Entre os estados da federação, Roraima (81,6%); Rondônia (85,6%) e Tocantins (86,8%) foram os estados com menores proporções de vacinados. Na análise entre as grandes regiões, o Nordeste aparece em segundo lugar (94%) entre a maior proporção de vacinados. A região Sudeste ocupa o primeiro lugar com (95,9%).
Apesar do Piauí ter registrado a maior proporção de vacinados com pelo menos uma dose, o estado cai para a 9ª posição ao analisar a população que tomou todas as doses recomendadas, tendo registrado 59,40% da população vacinada. A média do Brasil foi de 58,60%, cerca de 0,8 ponto percentual abaixo do registrado no estado do Piauí.
Os estados com maior cobertura vacinal, população que tomou todas as vacinas, são: Pernambuco (67,60%), Distrito Federal (67,50%) e Amapá (66,60%). Os menores indicadores foram Roraima, com 35,50%; Pará, com 37,20% e Maranhão, com 38%.
Motivos para não completar o esquema vacinal
A pesquisa do IBGE também mostrou as justificativas dos entrevistados para não retornar para tomar todas as doses recomendadas da vacina. No Brasil, cerca de 29,2% alegou que “esquecimento ou falta de tempo” foi o principal motivo para não tomar todas as doses. O segundo motivo mais alegado foi o de não achar mais necessário, pois tomou as doses que gostaria e/ou não confiava na vacina com 25,5% da população escolhendo esse motivo.
Em torno de 17,5% das pessoas disseram que estavam aguardando ou não completou o intervalo para tomar a próxima dose; para 16,5% das pessoas havia o medo de reação adversa ou não voltaram pois tiveram uma forte reação com a dose anterior; já para 6,8% alegaram outros motivos e uma pequena porcentagem de 4,6% afirmaram que a vacina que queria não estava disponível.
Fonte: Portal A10+