Notícias

Ministro do STJ recebe título de cidadão piauiense na Alepi 

Antonio Carlos Ferreira recebeu a homenagem em solenidade nesta quarta (29).

A Assembleia Legislativa homenageou nesta quarta-feira (29-5) o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Carlos Ferreira, com a entrega do título de cidadão piauiense. A homenagem é uma proposição de autoria do deputado Henrique Pires (MDB). O ministro homenageado foi formado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), de São Paulo. Antonio Carlos Ferreira foi advogado de carreira da Caixa Econômica Federal por mais de 27 anos, até a sua nomeação para o STJ, em 2011.

A sessão solene de entrega do título de cidadão piauiense foi muito prestigiada, contando com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Pobreza (MDS), Wellington Dias, entre outras autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, que dirigiu a solenidade, confessou que, em dois mandatos como deputado estadual, jamais havia visto uma cerimônia tão concorrida. Segundo Wellington Dias, a homenagem ao ministro do STJ, Antônio Carlos Ferreira, é merecedora.

Foto: Thiago Amaral/Alepi

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Antônio Carlos Ferreira fez um trabalho notório no STJ, no que se refere à defesa dos interesses do povo piauiense. “E isso é desconhecido da população de nosso Piauí”, declarou Wellington Dias. “Por isso, fico muito feliz em vê-lo reconhecido, com esse título de cidadão piauiense, o ministro do STJ. Em agradecimento, o ministro do STJ disse que receber essa honraria é “uma dádiva de Deus”.

Feito de coragem

“Eu agradeço, senhor presidente, de coração, a esta Casa que representa o povo piauiense, por me outorgar a concessão e por me receber de braços abertos, como um dos seus filhos, e por me fazer como um dos seus”, discursou. “Senhor presidente, eu venho de uma família de trabalhadores incansáveis, assim como a gente obstinada e de coragem que construímos na história do estado piauiense.” Continuou: “o processo de formação piauiense registra feitos com coragem”. Ele destacou a trajetória de resistência e libertação do povo do Piauí.

Jenipapo e Balaiada

O ministro do STJ fez questão de registrar as batalhas do Jenipapo e da Balaiada, como exemplo da bravura histórica do povo piauiense. “Uma das melhores epopeias da história do Brasil foi a participação do Piauí na construção da unidade territorial do Império e nas lutas pela consolidação da independência do País, com um processo longo, perigoso e violento, que contou com a participação de um exército patriota e libertador formado por populares, visando a expulsão dos portugueses.” Prosseguiu o ministro: “trata-se da memorável Batalha do Jenipapo, uma das mais importantes e sangrentas na Guerra pela Independência, travada em março de 1823”.

Antônio Carlos Ferreira também fez questão de mencionar a legendária Revolta da Balaiada, “um dos mais sérios e notáveis movimentos populares que o Brasil conheceu, que se estendeu por quase toda a província do Piauí no final dos anos 1850”. “São episódios memoráveis, dentre outros, que representam marcos relevantes no processo de emancipação do País, protagonizados por uma gente determinada e heroica neste estado. E foi o colorido de tantos brasileiros que chegaram, somados às tradições dos povos originários que habitavam a região e de seus descendentes, que formou os valores e fizeram florescer a sociedade piauiense.

Completou o ministro do STJ: “o Estado do Piauí é um tesouro”. “E a têmpera de seu povo escreve uma das páginas mais bonitas da Nação Brasileira”, encerrou.

Fonte: Piauí Hoje

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo