Política

Piauí avança na expansão do SUS Digital

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a inovação tecnológica da saúde no Estado em sua rede social.

“O Piauí tem um lugar importante no SUS Digital! Os avanços nos serviços de telemedicina e telessaúde no estado têm sido notórios.” Foi assim que a Ministra da Saúde Nísia Trindade definiu o desenvolvimento da saúde digital no Piauí em sua rede social Instagram. 

Na última sexta-feira (21) a ministra esteve na comitiva do presidente Lula, na cerimônia de encerramento da 10ª edição da Caravana Federativa do Governo Federal em Teresina.

O Estado é um dos pilotos do projeto de federalização da Rede Nacional em Dados (RNDS). A parceria do Ministério da Saúde com o governo estadual para expansão da saúde digital e telessaúde foi iniciada no município de Piripiri, representado, na Caravana, pelo secretário de Saúde, Guilherme Lopes. Ao procurar o estande do ministério no evento, ele obteve informações sobre o gerenciamento e financiamento da saúde digital.

Assim como Piripiri, outros municípios foram recebidos pelo Ministério da Saúde no Centro de Convenções de Teresina. Durante todo o evento, 230 atendimentos foram prestados por todas as secretarias da pasta que tiraram dúvidas também sobre saúde mental, financiamentos e repasses de recursos financeiros e programas e estratégias de atenção primária à saúde no do Piauí que recebeu R$ 15,4 milhões de investimento em 2024.

Outro tema de grande relevância na caravana, foi o Novo Programa de Aceleração (PAC) Eixo Saúde, que já selecionou 60 obras no estado, totalizando R$ 363 milhões em investimentos. Entre as obras estão Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), policlínicas e maternidades. 

Por meio da caravana processos burocráticos sobre as obras do PAC foram destravados, possibilitando dar andamento às fases de planejamento e execução. O evento ainda permitiu a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos.

Caravana Federativa

A Caravana Federativa é uma atividade itinerante que percorre diversos estados brasileiros, com o objetivo de aproximar órgãos federais de gestores municipais.

Os participantes contam com atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios.

O Ministério da Saúde participou ativamente de todas as edições da caravana, totalizando, junto aos outros órgãos federais, a marca de 24.600 atendimentos em 1.500 municípios. O próximo Estado a receber o evento será o Pará nos dias 04 e 05 de julho de 2024. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo