Piauí registra primeira morte por chikungunya em 2024; vítima era de Teresina
Segundo a FMS, a vítima teve complicações atípicas e raras da doença, que ocasionou o óbito.
Foi registrada a primeira morte por chikungunya no Piauí em 2024. A vítima é uma mulher que morreu no dia 7 de junho. A informação consta no Informe Epidemiológico da Dengue, Zika e Chikungunya, emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
A vítima morava no Jacinta Andrade, nazona Norte da capital. Outro óbito está em investigação. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) também confirmou a morte e informou que a vítima sofreucomplicações atípicas e raras da doença, incluindo o comprometimento cardíaco severo.
“Por conta do caráter inusitado da situação, além de solicitar a contraprova dos exames laboratoriais inicialmente positivos, o caso foi discutido por um comitê de especialistas da Diretoria de Vigilância em Saúde para avaliar a relação de causalidade entre a infecção e o óbito. A FMS reitera que toda a assistência possível foi prestada à paciente e que a população deve continuar os cuidados em relação a se evitar os criadouros de mosquitos nos seus domicílios”, informou a FMS em nota.
Até o momento, o Piauí tem 733 casos prováveis de Chikungunya, sendo que 419 já foram confirmados por meio de exames laboratoriais.