Servidores da UFPI devem retomar atividades nessa terça (02)
Segundo o Sintufpi, houve a assinatura de um acordo com o Governo do Estado que definiu os reajustes.
Os servidores técnicos-administrativos da UFPI irão retomar suas atividades normalmente na terça-feira (02). A greve deflagrada pela categoria chegou ao fim nesta segunda-feira (1º), após acordo firmado com o Governo Federal, durante a assembleia.
A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi). O presidente Bartolomeu Carvalho fala que o fim do movimento ocorreu por meio de um avanço de diálogo em favor das pautas de: recomposição dos orçamentos das universidades, reestruturação dos planos carreira e a recomposição salarial.
Em 2025, a categoria deve receber um reajuste de 9%, isso inclui tanto servidores ativos e inativos. Além disso, houve reajustes nos auxílios creche, saúde e alimentação.
“Esse aumento vale frisar, que é para todos, ativos e inativos. Portanto, servidores aposentados e servidores da ativa. E em 2026, teremos outro reajuste de 5%”, fala.
Para Carvalho, os direitos conquistados demonstram um grande avanço para os servidores. “A nossa fala é de agradecimento à categoria e àqueles que souberam compreender que o processo de negociação em uma greve precisa de muito diálogo. Então, nós saímos desta greve com avanço, após essa assinatura desse acordo”, acredita.
GREVE DOS PROFESSORES
A greve dos professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) encerrou na última quinta-feira (27). A decisão pelo fim do movimento aconteceu após assembleias realizadas nos campis de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus.
A Associação de Docentes da UFPI (Adufpi) divulgou as datas para o retorno gradativo das atividades nas instituições federais piauienses:
- Teresina: 3 de julho
- Picos: 3 de julho
- Floriano: 1 de julho
- Bom Jesus: 1 de julho
Os professores de outras universidades federais decidiram no domingo (23) encerrar a greve nacional, iniciada em abril deste ano, após a aprovação da proposta de reajuste salarial enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Clube News