Notícias

Livro sobre Niéde Guidon é finalista no Prêmio Jabuti 2024

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

O livro “Niéde Guidon: Uma arqueóloga no sertão”, escrito pela jornalista Adriana Abujamra, ficou entre os cinco finalistas na categoria Prêmios Especiais: Divulgação Científica, do Prêmio Jabuti, divulgado nesta quinta-feira (18).

O Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado em 2024 e é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, visando valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil.

Os autores premiados em cada uma das categorias receberão a estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$ 5 mil. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Publicado em 2023, o livro revela a coragem e a dedicação da arqueóloga, pesquisadora e professora Niéde Guidon, uma mulher que consagrou sua vida à proteção do maior tesouro arqueológico brasileiro, apesar das opressões estruturais e da ausência de apoio do Estado.

Desde a década de 1970, Niéde reúne recursos para proteger o Parque Nacional Serra da Capivara – declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Ainda sem o devido reconhecimento no Brasil, Niéde é célebre internacionalmente por empreender uma revolução no sertão do Piauí, levando educação, arte e melhores condições de vida para toda a região.

Fonte: Clube News

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo